2013ARQUIVO

[MANUAL BDI] Como transferir álbuns de fotos do iPhone ou iPad de volta para o computador

Você sabia que o iTunes, por uma razão que até hoje ninguém entende, não permite que você importe fotos que estão dentro de álbuns no iPhone, iPod touch ou iPad de volta para o computador, apenas aquelas presentes no Rolo da Câmera?

Agora imagine a situação: você montou vários álbuns de fotos no seu dispositivo para mostrar para sua família e amigos as imagens daquela viagem que você fez à Cacimbinhas, ou do casamento daquele seu primo chato. Um belo dia, seu PC estraga e as únicas cópias que lhe restaram são as que estão no seu aparelho, por sorte sua.

Mas como fazer para recuperá-las?

Veja aqui uma maneira de importar de volta suas fotos presentes nos álbuns do iOS, para que você não as perca.

Álbuns de fotos

No iPhone, iPod touch ou iPad, há basicamente duas maneiras de ter fotos no aparelho: ou você tira-as com a câmera fotográfica do próprio dispositivo (indo para o chamado Rolo da Câmera) ou então importa pelo cabo USB conectado ao computador, criando álbuns de fotos. No iPad, ainda há a possibilidade de importar fotos através do Kit de Conexão de Câmera.

Se você passou suas fotos do computador para o iOS, você não conseguirá mais importá-las de volta para o computador. Igual acontece com as músicas que você transfere do PC para o aparelho.

Uma solução bem mais trabalhosa seria enviar uma a uma por email. Mas há quem guarde mais de 2.000 fotos dentro do aparelho (caso verídico) e um método mais prático se faz necessário.

Importando fotos via Wi-Fi

Felizmente alguns aplicativos facilitam a tarefa de quem precisa pegar de volta estas fotos, criando uma conexão pelo Wi-Fi entre o aparelho e o computador. Existem diversas opções, mas falaremos aqui de uma solução gratuita na App Store, chamada WiFi Photo Transfer.

Ele permite, quando aberto, que você acesse em um navegador na mesma rede Wi-Fi que você estiver, todas as fotos do seu aparelho. A grande vantagem deste processo é que ele é multiplataforma: funciona tanto no Windows, quanto no Mac e no Linux. Não é necessário instalar nenhum programa extra no computador.

Veja o passo-a-passo para recuperar suas fotos:

❖ Passo 1: Instalação do app

Instale no seu iPhone, iPod ou iPad o aplicativo WiFi Photo Transfer (link). É gratuito.

‎‎WiFi Photo Transfer

Preço: Grátis

❖ Passo 2: Conexão com o computador via Wi-Fi

Abra o aplicativo no seu iPhone ou iPad. A primeira coisa que aparecerá será um pedido de autorização para o app ter acesso às fotos do aparelho. Toque em OK.

Você então verá uma tela com um endereço web em forma de números. Ele é o seu caminho para acessar as fotos no computador. Vá no seu Windows ou Mac (ou Linux), abra seu navegador preferido (Firefox ou Chrome, por exemplo) e digite o tal endereço, com todos os pontos que aparecer. O aplicativo precisa permanecer aberto para funcionar.

Cada endereço é diferente e dependerá daquele que corresponder ao seu dispositivo na rede. Não copie o número que está na imagem acima, pois há grandes probabilidades do endereço não ser o mesmo que o seu. A imagem só está aqui como referência, para todos entenderem como funciona o processo.

Se tudo acontecer como planejado, você verá uma tela parecida com esta aqui:

Pronto, seu computador estabeleceu uma conexão sem fio com as fotos presentes no seu aparelho. Agora, você poderá começar a importá-las.

❖ Passo 3: Importando os álbuns para o computador

Com o mouse, clique no álbum que você quer importar. Se quiser importar mais de um, repita o processo individualmente para cada um deles.

No álbum aberto, você verá todas as fotos contidas nele, exatamente como estão dentro do aparelho. Um botão azul escrito “download in .zip” permite que você transfira estas mesmas fotos para o computador, compactadas em ZIP.

Ao clicar no botão, uma nova página permite selecionar as fotos que você quer importar. Se forem muitas, você pode colocar uma faixa de números para ele selecionar para você (no exemplo abaixo, de 1 ao 5).

O problema deste sistema de seleção automática é que ele suporta a importação de apenas 200 fotos por vez. Isto significa que se você tiver mais fotos para importar, terá que primeiro importar um grupo da foto 1 ao 200, depois um segundo grudo da foto 201 ao 400 e assim sucessivamente.

Os arquivos em ZIP vão para a pasta de Downloads (Transferências) do navegador ou do sistema.

Infelizmente o aplicativo está em inglês, mas isto não deve ser um problema para a maioria dos usuários. Basta seguir os passos descritos neste tutorial para importar sem dificuldade suas fotos.

Nossa coluna Manual Blogdoiphone tem o objetivo de explicar dicas essenciais para o uso dos dispositivos iOS. Guarde este artigo em seus favoritos, para compartilhar com algum amigo ou parente que um dia precisar. ;)

Leia também: Como copiar as músicas e livros do iPad e do iPhone para o computador

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo