2012ARQUIVOTutoriais

[MANUAL BDI] Como ativar o Acesso Pessoal no iPhone ou iPad

O Acesso Pessoal é uma função muito útil no iPhone (e agora no iPad 3 e 4) que foi introduzida no iOS 4.3. Ela permite que você transforme seu aparelho em um hotspot de internet, que cria uma rede Wi-Fi própria e permite conectar seu computador, iPad, iPod touch ou qualquer outro dispositivo wireless, podendo assim surfar na web tranquilamente. É muito prático, principalmente em viagens.

Mas, vez ou outra, a função desaparece dos ajustes. Veja neste artigo como resolver este problema.

♦ Plano de dados

Primeiro de tudo, certifique-se que sua operadora ou seu plano permitem esta função. Alguns planos pré-pagos não disponibilizam o Acesso Pessoal. Você precisa, obrigatoriamente, ter acesso à internet 3G/EDGE pelo seu telefone, pois é justamente esta rede que será compartilhada. Você não pode criar um hotspot com o seu iPhone se ele estiver conectado apenas à outra rede Wi-Fi.

No iPad, a função só está presente em aparelhos a partir da 3ª geração, nos modelos Wi-FI + Celular, com chip de operadora com plano de dados ativado.

No iPod touch, por não possuir antena 3G, não é possível ativar a função de acesso pessoal.

O iPhone 3GS só permite compartilhar a rede via Bluetooth e não pelo Wi-Fi.

♦ Ativando o Acesso Pessoal

Para ativar a função, abra os Ajustes e vá no menu Acesso Pessoal. Se não estiver ligada, ative-a.

No iPad, vá também em Ajustes, no menu Dados do Celular. Eles precisam estar ativados para a opção de Acesso Pessoal aparecer.

♦ Conectando outro dispositivo pela rede Wi-Fi

A partir daí, basta ir na configuração de redes Wi-Fi de seu outro dispositivo e procurar o nome do seu iPhone. Você poderá então se conectar à rede internet gerada por ele. Fácil assim.

Quando conectado a um dispositivo com Acesso Pessoal ligado, o símbolo de conexão no iPad, iPod touch ou outro iPhone é diferente do Wi-Fi, representando duas argolas unidas.

♦ Conectando outro dispositivo pela rede Bluetooth

Você pode também usar a rede Bluetooth para conectar outros dispositivos na internet. Para isso, siga os passos do seguinte vídeo:

YouTube video

♦ Resolvendo problemas

Ok, você quis seguir todos os passos acima, mas a função não aparece no seu aparelho? Veja aqui algumas dicas que podem resolver o seu problema.

• Se a opção Acesso Pessoal não aparece no menu normal dos Ajustes, tente ir em Geral > Celular > Acesso Pessoal. Se ele estiver Inativo, basta tocar no botão e ativá-lo.

• Não apareceu ainda? Vá em Ajustes > Geral > Perfil e apague todos os perfis que existem ali. Depois, desligue e ligue outra vez o aparelho e veja se o menu então aparece. (nota: caso você não encontre nenhum menu chamado Perfil, significa que não há nenhum instalado).

• Ainda nada? Tente redefinir os ajustes de rede em Ajustes > Geral > Redefinir.

Geralmente uma destas 3 dicas (ou todas elas juntas) costumam resolver 98% dos casos. Se não resolveu ainda para você, procure sua operadora para saber se há algum problema na sua linha, ou se ela é habilitada a receber este serviço.

A seção MANUAL BDI contém dicas básicas e aprofundadas de como usar melhor o seu iPhone, iPod touch ou iPad. Confira outras dicas do tipo em nossa seção especial. ;)

Botão Voltar ao topo