2011ARQUIVONotícias

Descoberta função escondida no iOS 5 que permite criar fotos panorâmicas (atualizado)

Parece que a Apple não mostrou tudo o que preparou para o iOS 5, deixando algumas coisas ainda escondidas. Uma delas é uma função nativa para a realização de fotos panorâmicas, descoberta agora por dois hackers.

A função panorâmica permite criar fotos de paisagens ou de objetos mais compridos. No iOS 5, isso seria/será possível nativamente.

Grande parte das máquinas digitais já possui esta função. Você tira três fotos, uma no lado da outra, e depois o sistema as transforma em uma imagem só, como no exemplo abaixo, feito em um iPhone com o recurso ativo:

Para quem tem jailbreak, já é possível ativar a função instalando o tweak Firebreak presente no Cydia. Quem não alterou seu sistema, terá que esperar a Apple liberar a função em um futuro iOS 5.1 ou posterior. Se é que ela irá liberar um dia.

Na App Store, há boas opções de aplicativos que fazem esta função, como já comentamos aqui.

ATUALIZAÇÃO (15h48)

Tivemos oportunidade de experimentar a função e atualizamos as imagens deste artigo. Realmente é fácil de entender a razão pela qual a Apple ainda não liberou publicamente a função, pois ainda não dá para fazer boas fotos com ela. Isso porque a captura da imagem acontece em tempo real, enquanto o aparelho é girado, e não como muitos aplicativos fazem ao tirar diversas fotos diferentes e unificá-las. Pelo que parece, a Apple ainda tem muito trabalho antes de propor este novo jeito de fazer fotos panorâmicas.

Botão Voltar ao topo