2011AplicativosARQUIVO

Aplicativo Foursquare começa a receber tradução para o português [atualizado]

Desde ontem os usuários do aplicativo Foursquare estão notando uma leve diferença na tradução no serviço, com várias frases já em português. A promessa de se adaptar para a nossa língua vem desde o início do ano e parece tornar-se realidade agora.

A tradução completa deve acontecer em breve, com uma atualização do aplicativo.

Segundo Holger Luedorf, vice-presidente de mobilidade da empresa, o Brasil está entre os dez países onde o aplicativo é o mais usado no mundo. Mas afinal, o que é o Foursquare?

Entendendo o Foursquare

Estamos na era das redes sociais e o crescimento dos dispositivos móveis ajuda a popularizá-las ainda mais. Instagram, Twitter, Facebook, todas estas redes ajudam a você manter contatos entre seus amigos e a compartilhar o seu dia-a-dia com eles. Um deles é o Foursquare, que serve para você contar para todos os lugares interessante por onde passa.

Eu particularmente gosto de usar mais em viagens, mas há quem use todo o dia, fazendo o “check-in” em todos os lugares que vai. Isso porque você ganha pontos virtuais em cada lugar que vai, além de desbloquear “badges” (ainda não se sabe que tradução estas palavras receberão na versão oficial), que são medalhinhas de mérito para eventos que você realiza (como fazer check-in em 50 lugares diferentes, ou em diferentes aeroportos no mundo).

Por exemplo, você viaja e visita uma Apple Store de verdade. Não seria legal poder contar isso para todos os seus conhecidos, no momento que você está lá? Pois é para isso que existe o Foursquare, com direito até mesmo a um badge especial se você passar por 3 delas. :)

O aplicativo funciona com a geolocalização, determinando onde você está. Ele então lhe apresenta uma lista de pontos interessantes a sua volta, permitindo que você selecione aquele onde está. Se for a primeira vez, você recebe mais pontos por isso. Se for várias vezes, você pode ser eleito o Prefeito do local, e todos os que estiverem ali com o aplicativo verão seu nome. Isso até que alguém faça mais check-ins que você e lhe roube o posto. :P

Ele também é útil para escolher um restaurante ou algum lugar para ir, pois é possível deixar dicas e comentários sobre lugares. Se você for em algum bar, por exemplo, poderá saber antes de entrar se alguém já reclamou dele ou se tem alguma sugestão de bebida. Para viagens em cidades que você não conhece, é perfeito.

Como toda a rede social, haverá sempre quem não entenda a utilidade e diga “Não, obrigado” para o serviço. Mas para quem gosta de compartilhar socialmente seus momentos pessoais, o Foursquare é divertido.

Se você ainda não tem e estiver interessado em experimentar, ele pode ser instalado gratuitamente pela App Store (link). É preciso se inscrever no serviço (através do aplicativo), mas este processo também é rápido.

Bons check-ins a todos. ;)

Dica do Daniel Vitor, imagem de Chrystiano de Castro

ATUALIZAÇÃO (16h40)

O Foursquare parece ter retirado momentaneamente a versão em português. A mudança definitiva deve acontecer junto com a atualização do aplicativo, em data ainda não divulgada.

Botão Voltar ao topo