2011ARQUIVODicas de iPhone e iPadTutoriais

[tutorial] Saiba o que são e como usar os códigos promocionais da App Store

De vez em quando, o Blog distribui aqui ou no Twitter alguns códigos promocionais de aplicativos da App Store. Mas nem todo mundo sabe o que eles são e muito menos como eles funcionam. E é por isso que fizemos este tutorial completo, para esclarecer a todos o que são os “promocodes” e como fazer para utilizá-los. :)

O que é um promocode?

Os códigos promocionais (ou promocodes, em inglês), são uma maneira que a Apple encontrou de possibilitar que os desenvolvedores forneçam de graça seus aplicativos para que a imprensa ou sites especializados possam avaliá-los e divulgá-los através de resenhas. Porém, eles também são muito usados em concursos e sorteios, como forma de promover o aplicativo e chamar a atenção de todos para ele.

Estes códigos são formados por 12 algarismos (letras e números) e podem ser usados apenas uma vez (ou seja, depois que usou, não funciona mais). Outra curiosidade é que eles tem prazo de validade (4 semanas ou 28 dias) e cada desenvolvedor pode fornecer no máximo 50 códigos por versão do aplicativo.

Como usar um promocode?

Os códigos são usados na App Store, em um link chamado Resgatar (antes chamado de redeem). É possível usá-los no computador (através do iTunes) ou no próprio aparelho, no aplicativo da App Store. O botão Resgatar no iPhone, iPod touch e iPad se encontra na aba Em Destaque (Featured), no final da página.

No iTunes do computador, o link pode ser encontrado na barra lateral direita na tela da App Store.

Ainda tem dúvidas? Então fizemos um vídeo mostrando o passo-a-passo no computador, no iPhone e no iPad, para você aprender direitinho como funciona. Onde tiver escrito “redeem”, leia-se “resgatar”. ;)

YouTube video

Eu não tenho conta na App Store. Como fazer?

Se você ainda não tem conta na App Store, aprenda a abrir uma de graça em nosso outro tutorial.

Qual o tempo de validade dos aplicativos ganhos pelos promocodes?

Uma vez que você usou um código promocional e baixou o aplicativo, ele é seu para sempre. Você poderá atualizá-lo gratuitamente por toda a sua vida útil, como se tivesse pago por ele. :)

Em qual país usar os códigos?

No início, a Apple só permitia usar os códigos promocionais em contas americanas. Mas felizmente ela mudou esta política no final de 2010 e agora você pode usar o promocode em uma conta brasileira, argentina ou americana (ou qualquer outra), até mesmo para jogos (que não possuem categoria específica no Brasil). Porém, um aviso: se você baixar um jogo (ou aplicativo) que não exista na loja que você está usando, ele irá instalar normalmente, mas não receberá atualizações futuras.

Outro detalhe importante: não confundir promocode com gift card (ou código de presente). Apesar do link para os dois ser o mesmo, os códigos de presente só valem na loja do país onde foram comprados. Por exemplo, se você quer dar de presente um jogo da loja argentina, a pessoa que o receberá só poderá usar com uma conta argentina, não brasileira.

——————-

Agora que você já aprendeu o que são os promocodes e como usá-los, está pronto para aproveitar nossas promoções aqui no Blog. Fique ligado, que a qualquer momento você poderá concorrer à códigos promocionais de diversos aplicativos. Não deixe escapar nenhuma oportunidade! :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo