2011ARQUIVONotícias

Colocamos a mão no beta 3 do iOS 5, confira as novidades

Ontem a Apple liberou a terceira versão de testes do futuro iOS 5, exclusivamente para desenvolvedores cadastrados. Esta versão serve para eles prepararem seus aplicativos para quando o sistema for lançado publicamente (estima-se que seja entre setembro e outubro). Enquanto ele não chega aos usuários normais, nós aqui já colocamos as mãos nele e trazemos para vocês as novidades que estão aparecendo. É sempre bom lembrar que, como é uma versão beta, elas podem também não chegar à versão final, se a Apple decidir que elas não estão prontas para o grande público.

Instalação do sistema

Infelizmente a Apple ainda não ativou a instalação OTA (over the air, sem fios, que permitirá atualizar o sistema direto no aparelho), o que nos obrigou a conectá-lo no computador e baixar o firmware inteiro (mais de 863MB). No futuro, a Apple promete que as atualizações serão menores, instalando apenas o que mudou (os chamados delta updates).

Depois da instalação, as telas de introdução são quase as mesmas dos primeiros betas, com poucas mudanças. Uma delas é a pergunta logo no início se o usuário quer ativar os serviços de localização no aparelho (provavelmente influenciado pelo escândalo da Localização). Claro que, se for escolhida a opção de desativar o serviço, o aparelho não poderá mais usar o GPS e a geolocalização usada por diversos aplicativos.

A Apple também não está mais obrigando a introdução de um ID Apple na configuração, com uma discreta maneira de pular esta parte. Mesmo assim, o sistema avisa que, sem uma conta Apple, você não pode acessar a App Store e nem o iCloud.

 

Desligar o Roaming

Agora será possível desligar não apenas o roaming de dados, mas também o de voz. Com isso, você não corre o risco de pagar a mais quando viaja. Há casos em que até mesmo em deslocamentos dentro do Brasil as operadoras cobram roaming quando sai de sua rede (CLARO que não vamos dizer quem :P). Em compensação, você não receberá nem poderá fazer ligações telefônicas nestes casos, a não ser que ligue a opção.

 

Toques personalizados para SMS

Enfim, mais uma função básica que todo mundo queria: a possibilidade de se colocar o toque que desejar nos SMS. :)

 

Novo ícone do aplicativo Lembretes

No beta passado, a Apple traduziu o nome do app mas não o seu ícone (que tinha Milk, Bread, Eggs). Ela resolveu isso tirando as palavras dos ícones, o que faz muito mais sentido em um sistema multilínguas.

 

Toques de Assistência (AssistiveTouch)

É possível determinar que o sistema realize toques especiais, inclusive de funções que possuam botões físicos. Detalhamos a função no artigo anterior.

Conforme forem aparecendo mais novidades, atualizaremos este artigo ou faremos outros especiais, para alimentar um pouco a ansiedade de todos pelo novo sistema. ;)

Botão Voltar ao topo