2011ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 5] Aplicativo de Fotos e Câmera ganharão novas funções do futuro sistema

Entre as várias mudanças que teremos no futuro iOS 5, os aplicativos nativos Fotos e Câmera ganharão novidades bem interessantes que devem facilitar a vida dos usuários dos iPhones, iPods touch e iPads de última geração.

Botão físico para tirar fotos

A novidade que mais chamou a atenção na apresentação do iOS 5 na Câmera foi a possibilidade de tirar fotos com o botão físico do volume do aparelho. Isso é uma mão na roda, principalmente para tirar fotos de si mesmo, quando não se vê onde está o botão virtual na tela. É o fim de algumas gambiarras que precisávamos fazer para isso.

Atalho da Câmera na tela bloqueada

Em uma foto de emergência, você não precisará mais desbloquear seu iPhone, ir até a tela de Início e abrir o aplicativo Câmera. Ele poderá ser aberto diretamente de um botão localizado na tela bloqueada, bastando apertar duas vezes o botão de Início para ele aparecer (como se faz para aparecer também os controles das Músicas).

Grade de enquadramento

Você poderá habilitar a grade de alinhamento, para melhor enquadrar as suas fotos.

Bloqueio do AE/AF (Exposição e Foco)

Tocando uma vez na tela, ele faz o foco e ajusta a exposição. Mas segurando por dois segundos o mesmo ponto, ele trava estas informações, permitindo que você calcule a exposição em um ponto e tire foto de outro. Para quem entende de composição de fotos, é um brinquedo divertido.

Zoom com movimento de pinça

Finalmente a Apple faz com que o zoom das fotos seja mais intuitivo, permitindo que se faça o mesmo gesto de aproximação que nas fotos (movimento de pinça). Hoje o processo é tão escondido que muitos não o conhecem.

Acesso do Álbum de Fotos na Câmera

Se você estiver na câmera de fotos, é possível passar rapidamente para o álbum apenas com um gesto de deslizar a tela da esquerda para a direita. A Microsoft reclama (e com razão) que a ideia foi roubada do Windows Phone. O mesmo quadradinho no canto inferior esquerdo continua, se tornando redundante (duas formas de acessar a mesma função).

Ajuste e edição de fotos

Será possível também fazer pequenos ajustes nas fotos sem precisar sair do aplicativo. Tirar olhos vermelhos, realçar a imagem e recortá-la agora são funções nativas do sistema, facilitando muito o trabalho dos fotógrafos casuais.

Criação de álbuns de foto direto no aparelho

Com o iOS 5 também é possível criar novos álbuns no aparelho, para você organizar melhor suas fotos. Você pode também apagá-los quando quiser, sem precisar se conectar a um computador.

O iOS 5 por enquanto está em fase beta e apenas desenvolvedores cadastrados possuem acesso a ele. A versão final pública deve sair entre setembro e outubro deste ano e será compatível com todos os aparelhos que hoje rodam o iOS 4.3. Para conhecer outras novidades que virão no iOS, não deixe de visitar este link.

Botão Voltar ao topo