iPad

iFixIt confirma a razão do iPad 10 não ser compatível com o Apple Pencil 2

Quando a Apple anunciou em setembro o iPad 10 sem botão frontal e com o mesmo design externo do iPad Air, muitos estranharam o fato dele trazer compatibilidade somente com o modelo antigo do Apple Pencil, aquele que precisa ligar em um cabo USB Lightning para recarregar.

E o iFixIt confirmou a razão disso, ao desmontar completamente o tablet e mostrar suas entranhas.

O motivo que muitos desconfiavam se revelou a correto: o que impede o novo iPad básico de oferecer suporte ao Apple Pencil 2 é o novo posicionamento da câmera frontal, que foi alterada para a “lateral” mais longa do aparelho.

Câmera frontal do novo iPad 10 foi movida para a lateral do aparelho

A intenção é melhorar as imagens em ligações por vídeo ao segurar o aparelho no modo “paisagem”.  Com a câmera na posição anterior por vezes fazia a mão ficar sobre a lente ou então acabava pegando a lateral do rosto do usuário.

O problema é que aquele espaço era justamente onde ficavam os ímãs para grudar o Apple Pencil 2, que tem carregamento por indução. Com a câmera ali, não há espaço para as duas coisas.

No iPad 10 o espaço da câmera não permite colocar os ímãs para o Apple Pencil

Mas não dava para colocar estes ímãs em outra lateral?

Difícil: na parte superior, que tem menos superfície disponível, há o botão de início do aparelho e as antenas wireless; na parte inferior tem o conector USB-C; e na outra lateral maior é onde fica a bateria, o que dificulta colocar qualquer sistema de carregamento perto.

Isso fez com que a Apple tomasse a (bizarra) decisão de adotar o velho Apple Pencil no novo iPad, para manter a compatibilidade com a escrita manual. O problema é que o usuário precisa encontrar uma outra fonte de carregamento para sua canetinha.

Bom para quem já possuía o modelo antigo e não precisa comprar outra Apple Pencil ao fazer o upgrade para o novo iPad. Já quem não tinha e precisa comprar um novo, será obrigado a pagar por um acessório que não deverá ser compatível com mais nenhum próximo modelo, principalmente quando a Apple abandonar de vez a conexão Lightning.

Se o idioma inglês não é um problema para você, confira o vídeo completo do desmonte do iFixIt:

YouTube video

Botão Voltar ao topo