iOSiOS 17

iOS 17 parece ter trazido de volta o 3D Touch no iPhone XS

Quando lançou o iPhone 6s, a Apple anunciou o então novo 3D Touch, prometendo ser “a evolução do multitouch“. Era uma forma de interagir com o sistema apertando a tela (sim, era preciso uma pressão real do dedo, não apenas um toque).

Mas essa tecnologia dependia de um hardware especial, com uma camada a mais de sensores na tela. Nós já comentamos sobre isso em outro artigo.

A partir do iPhone 11, a Apple adotou o Toque Tátil (Haptic Touch) como substituto, oferecendo uma experiência semelhante, mas sem a sensibilidade à pressão.

Embora tenha sido uma solução aceitável para muitos, houve aqueles que sentiram falta da velocidade e da precisão do 3D Touch ao interagir com os aplicativos.

Agora, com o iOS 17, a Apple parece estar trazendo de volta este recurso.

O segundo beta para desenvolvedores revelou uma nova opção nas configurações em modelos XS e XS Max chamada “3D Touch e Toque Tátil“.

Tela do iPhone XS com o iOS 17

Essa nova configuração, localizada no menu Acessibilidade, oferece aos usuários a possibilidade de ajustar a sensibilidade do toque e a rapidez da resposta tátil.

A grande novidade é a opção de reativar o 3D Touch, que traz de volta a funcionalidade que existia no XS.

Significa que, ao pressionar um aplicativo, é possível experimentar novamente a velocidade e a praticidade de um menu pop-up, como nos velhos tempos. Se apenas tocar, ele demora alguns micro-segundos a mais para abrir.

A grande questão é: e os modelos mais recentes de iPhone?

Recurso apenas para o iPhone XS

A partir do iPhone 11, a tela não vem com o hardware necessário para o 3D Touch. De fato, nesses modelos o mesmo menu não cita a nomenclatura 3D Touch.

3D Touch reborn
No iPhone 14 Pro, por exemplo, o iOS 17 não mostra o nome 3D Touch.

Ou seja, temos a inédita situação em que um novo recurso do iOS só funciona no modelo mais antigo de iPhone. 😱

Mas por que a Apple resolveu ressuscitar essa nomenclatura?

Trazendo a experiência de volta

A maior crítica de quem gostava do 3D Touch era que o novo toque tátil, apesar de imitar o funcionamento de toque se baseando apenas em software, sem precisar de hardware específico, é um pouco mais lento que a experiência com o 3D Touch.

No toque tátil, é preciso tocar na tela e esperar o sistema identificar que o dedo está parado para aí sim ativar o pop-up.

Com o iOS 17, a Apple quer trazer a antiga experiência do usuário de volta, acelerando o processo de toque.

No menu dos Ajustes, o usuário poderá optar por aumentar a velocidade do toque, para que fique o mais próximo do antigo 3D Touch.

Ainda não dá para saber por que a Apple só usa a nomenclatura no iPhone XS, em vez de simplesmente considerar tudo como “toque tático“. Ainda teremos algumas versões betas para ver qual direção a empresa irá tomar.

Botão Voltar ao topo