CarPlay

Volkswagen está preparando seu próprio CarPlay para não depender de celular

Quando as fabricantes automotivas começaram a colocar tecnologia embarcada em seus carros, a interação com o celular acontecia em uma pequena tela monocromática. Além disso, as funções se limitavam a sincronização de contatos, atender chamadas e outras pequenas tarefas.

Aí a Apple propôs o CarPlay, que apresenta em uma tela colorida sensível ao toque uma extensão do celular, com aplicativos mais avançados, definindo um novo padrão de sistema automotivo.

Hoje, apesar das fabricantes terem melhorado bastante seus sistemas integrados, os usuários acabam preferindo usar ou o CarPlay ou o Android Auto, pois essa integração com o celular permite instalar aplicativos variados, com mais facilidade de atualização.

Aparentemente, as montadoras estão querendo acabar com essa dominância das Big Techs e tentar retomar o controle da situação.

Na Mobile World Congress de Barcelona, que aconteceu essa semana, o Grupo Volkswagen (VW, Audi e Porsche) apresentou sua própria solução para substituir os celulares nos carros, com uma loja de aplicativos diretamente no sistema veicular.

Isso significa que o usuário teria controle do que instalar no carro, sem ficar amarrado ao que a montadora decidiu colocar no sistema, que é mais ou menos o que acontece hoje nos sistemas que vem de fábrica.

Com o avanço da conectividade 4G/5G nos carros, os celulares teoricamente não seriam mais essenciais para usar aplicativos no sistema embarcado. Então a Volks pretende oferecer a possibilidade do motorista decidir o que instalar direto no sistema, sem precisar de acessórios externos.

E isso faz todo o sentido. Depender do celular nem sempre é prático. Por vezes o pareamento cai, ou não conecta por alguma razão desconhecida. Fazendo tudo diretamente no sistema do carro faz muito mais sentido.

Essa iniciativa vem justamente após a Apple anunciar a segunda geração do CarPlay, que pretende ocupar todo o sistema operativo do carro, integrando as funções do veículo tudo em um só lugar.

Já vimos aqui que as montadoras estão com um pé atrás com essa expansão da Apple, por sentirem que perderão o controle do usuário.

Então, a resposta da Volkswagen pode ser a de tentar tornar seu sistema independente de qualquer celular.

A Audi será a primeira do grupo a adotar a novidade, com lançamento previsto para julho de 2023.

A CARIAD, a subsidiária do Grupo Volkswagen responsável pela parte do software, assinou um acordo com a Harman, uma subsidiária do Grupo Samsung, para criar as bases para uma loja aberta a aplicativos de terceiros.

Várias parcerias já foram assinadas, com uma lista de aplicativos no lançamento que é bastante impressionante. Existem vários serviços de streaming (Spotify, Amazon Music, Tidal, TuneIn), que é a escolha mais óbvia em uma época em que ouvimos música direto pela internet.

Mas a gama de apps não para por aí. A ideia é também atrair desenvolvedores de apps de guias turísticos (Yelp), aplicativos meteorológicos (The Weather Channel) e até mesmo aplicativos especializados no carregamento de veículos elétricos (Plugshare, ChargeHub) e em cálculos de rotas (Sygic e principalmente ABRP, a referência para carros elétricos).

Até TikTok vai ter na loja para baixar.

A Tesla já adota há algum tempo seu próprio sistema automotivo com diversos aplicativos, mas é ela quem determina quais apps podem ou não ser instalados. A promessa de lançar uma loja de aplicativos até hoje não viu a luz do dia.

Fonte
Volkswagen Group
Botão Voltar ao topo