App Store

Outro emulador de jogos é publicado e retirado da App Store em poucas horas. O que está acontecendo?

Em questão de poucos dias, já é o segundo caso de emulador de jogos antigos que entra e sai da App Store em um curto espaço de horas.

Isso depois que a Apple alterou as suas regras e passou a autorizar este tipo de aplicativo em sua loja.

Mas esse novo caso parece mais trapalhada do “desenvolvedor” que publicou o emulador do que propriamente da maçã.

Nesta terça (16), um novo emulador de Nintendo Entertainment System (NES), chamado Bimmy, foi disponibilizado, mas ficou no ar pouquíssimas horas.

O desenvolvido Tom Salvo, na verdade, não parecia ter planejado muito bem o lançamento. Isso porque inicialmente o app custou $0,99, mas logo que começou a ser divulgado por sites especializados, passou a ser gratuito.

A abordagem que ele escolheu para classificá-lo na loja, porém, foi interessante.

Ele foi publicado como ferramenta de desenvolvimento, alegando que era para rodar ROMs de domínio público ou ajudar criadores de jogos de NES a desenvolvê-los no emulador.

Mas obviamente o aplicativo também possibilitava carregar ROMs de jogos clássicos do NES, como Super Mario Bros. e Donkey Kong.

Isso nem chega a ser um problema para a App Store, visto que a Apple não especifica nas novas regras de que os emuladores não podem acessar arquivos externos. Mas o desenvolvedor aparentemente teve uma crise de pânico com a repercussão e decidiu ele mesmo tirar do ar o app antes do final do dia.

Esses dois casos que aconteceram nos últimos dois dias chamam a atenção por serem bem parecidos, mas é algo que, digamos, já poderia ser esperado acontecer.

No início, tudo é mato

A alteração das regras da App Store é muito recente e trata de um interesse que muitos usuários tem há anos.

Então, é normal que alguns desenvolvedores menores (e com menos estrutura) aproveitem esse momento para lançarem a toque de caixa emuladores, para tentar surfar nessa onda inicial.

Porém, por ser algo praticamente amador, os apps carecem de qualidade ou, como foi o caso, são feitos de código aberto que pode ser baixado na internet por qualquer um.

A lógica é que, com o tempo, desenvolvedores mais sérios e mais envolvidos com a “causa” emulação, proponham aplicativos realmente estruturados e até bem desenvolvidos, para aí sim aproveitarem a alteração nas regras para oferecerem soluções criativas e funcionais para os usuários.

Riley Testut, criador da loja alternativa AltStore (que poderá ser instalada em iPhones na Europa) é também criador do popular emulador Delta (que é uma evolução do antigo GBA4iOS, também dele).

Sua solução é bem mais madura do que aquelas que vimos passar rapidamente pela loja nesta semana, mas ele já declarou que não pretende disponibilizar na App Store, somente em sua loja própria, a AltStore.

Então, teremos que esperar mais um pouco para vermos emuladores estáveis e funcionais aparecerem na App Store, pois é o tempo que o mercado precisa para amadurecer essa nova regra.

Botão Voltar ao topo