Notícias

Desenvolvedores poderão ganhar menos com aplicativos vendidos na Europa

App Store

De ontem para hoje, a Apple enviou aos desenvolvedores um comunicado avisando que a partir de 1º de janeiro de 2015 os impostos europeus dos preços dos aplicativos serão calculados diferentemente para cada país. Até então, o imposto (VAT) era único para toda a comunidade.

Mas ela não deixou claro se os preços para o consumidor irão aumentar ou não, apenas disse que a comissão dos desenvolvedores só será calculada depois de descontado o imposto.

Infelizmente um ruído na interpretação do email da Apple fez a blogosfera internacional espalhar aos quatro cantos da internet que “os preços de aplicativos para o consumidor podem aumentar na Europa“, o que não é necessariamente uma verdade. Em nenhum momento a Apple afirma isso e, pelo contrário, a única coisa que ela dá certeza é que a comissão dos que vendem aplicativos será calculada apenas após descontado o imposto.

Aumentar os preços dos aplicativos para o consumidor é complicado. A Europa ainda passa por um momento de crise em que as pessoas não se sentem muito incentivadas a consumir, e aumentar o preço agora poderia ser fatal frente ao crescimento da plataforma Android no continente. Além do mais, adotar um preço diferente para cada país da União tiraria a uniformidade que sempre existiu na Comunidade Europeia.

Por isso, não é absurdo imaginar que, em um primeiro momento, a Apple possa manter os preços atuais para o consumidor final, e descontar o valor do imposto na comissão do desenvolvedor. Ela arcaria apenas com 30% deste imposto e não faria o consumidor deixar de comprar aplicativos. Ou seja, seria o desenvolvedor quem arcaria com a maior parte do prejuízo.

Mas claro, só saberemos com certeza de como será todo o processo a partir do dia 1º de janeiro.

Botão Voltar ao topo