Notícias

[aperitivo iOS 7] Sistema mostrará os locais frequentes por onde você costuma passar

Lugares frequentes

No futuro iOS 7 (esperado para setembro), o sistema mostrará ao usuário uma coisa que outros sistemas fazem de forma menos transparente: indicar os locais frequentes onde o usuário mais visitou.

Se há lugares em que você para e fica um certo tempo, o recurso registra na base de dados aquela localização. Se ela, no futuro, for visitada mais vezes, o sistema entenderá que aquele é um lugar frequente (casa ou trabalho) que você costuma visitar e levará em conta isso. O objetivo por enquanto não se sabe qual é, mas é muito provável que a Apple no futuro proponha algum serviço similar ao atual Google Now, que estuda seus hábitos diários e “adivinha” para onde você está indo, dando assim informações de trânsito e tempo sem você precisar pedir.

Locais frequentes

Para quem tem paranoias ainda relacionadas à época do locationgate, o recurso poderá ser desligado pelo usuário, de forma fácil. Também é possível limpar da base de dados o histórico de visitas sempre que desejar.

Este tipo de registro assusta alguns usuários mais paranoicos, ainda mais em tempos que se debate a espionagem do governo dos Estados Unidos nas informações que circulam pela rede. Mas outras empresas, como o Google, também obtém o mesmo tipo de informação (o Google Now funciona exatamente assim), com a diferença de que o modo como é feito não é tão transparente e o usuário não vê em nenhum mapa os lugares que a empresa registrou como frequentes.

Seja como for, quem instalar o iOS 7 quando for lançado, poderá desligar a função e não deixar o sistema registrar seus lugares frequentes. Mas, claro, poderá ficar sem algumas facilidades que dependem destas informações.

Botão Voltar ao topo