Apple

Veja como será a máquina capaz de atualizar iPhones dentro da caixa

A Apple está prestes a implementar uma nova tecnologia em suas lojas físicas, que promete agilizar a forma como os iPhones novos são atualizados.

Nós comentamos sobre isso ainda no ano passado, quando Mark Gurman revelou que a intenção da empresa era implementar a novidade até o final de 2023. Mas este prazo não aconteceu.

Além dos Estados Unidos, esse sistema de atualização pré-venda também está previsto para acontecer na França, onde um site conseguiu uma imagem exclusiva da máquina.

Máquina de atualização parece um forno de pizza

Batizado de Presto, o sistema permite que os dispositivos sejam atualizados para a versão mais recente do iOS sem a necessidade de abrir a embalagem.

A novidade está programada para ser disponibilizada em abril, estendendo-se além dos Estados Unidos, onde inicialmente foi introduzida.

Desenvolvido pela equipe Backstage Operations da Apple, responsável pela criação de ferramentas e softwares usados nas lojas Apple Store, o Presto representa uma inovação significativa no processo de preparação dos dispositivos para venda.

Funcionando através da tecnologia NFC (Near Field Communication), este sistema é capaz de atualizar até seis iPhones simultaneamente, alojados em um dispositivo compacto com dois andares. Na foto é possível ver mais de um Presto empilhado.

O processo de colocação de um iPhone para atualização no Presto leva aproximadamente 20 segundos, com o processo de atualização em si variando entre 15 e 30 minutos.

Este método não apenas agiliza o trabalho dos funcionários das Apple Stores, mas também melhora significativamente a experiência do usuário. Os novos proprietários de iPhone poderão usufruir de um dispositivo já atualizado assim que o tirarem da caixa, economizando cerca de 20 minutos no processo de configuração inicial.

Vale lembrar que a notícia da implementação deste tipo de sistema veio logo após o lançamento do iPhone 15, em que um bug no iOS 17.0 (sistema no qual saíram de fábrica) bloqueava a ativação do aparelho, sendo necessário que o usuário instalasse a correção 17.0.1. antes mesmo de ativar o novo iPhone.

Agora, quando todas as lojas tiverem a máquina, elas poderão atualizar os modelos que saem para a venda em poucos minutos, evitando que o usuário enfrente bugs mais sérios quando forem descobertos.

Não há nenhuma previsão para quando este equipamento chegará ao Brasil, mas é bastante provável que a Apple disponibilize-o para as Apple Stores do mundo inteiro. Porém, como usa comunicação NFC, será preciso antes a homologação da Anatel.

Botão Voltar ao topo