Apple TVDicas de iPhone e iPadTutoriais

[dica] Como assistir arquivos de vídeo do computador na sua Apple TV

Há em alguns a falsa ideia de que só é possível assistir na Apple TV a vídeos em formatos compatíveis com o iTunes (que nativamente não aceita videos AVI, MKV e outros). Isto não é bem verdade.

Se você está lendo este blog e possui uma Apple TV, muito provavelmente tem também um iPhone, iPod touch ou iPad. Então mostraremos como você pode assistir vídeos presentes em seu Mac ou Windows, de qualquer formato e com legendas, na sua TV com a ajuda do seu dispositivo iOS.

Se você apenas conecta sua Apple TV e tenta acessar o seu computador por ela, conseguirá ouvir músicas e ver vídeos presentes em sua biblioteca do iTunes, o que é bem limitado. Mas graças ao AirPlay (tecnologia de streaming presente nos dispositivos Apple), você pode usar um aplicativo que servirá de “ponte” entre seu computador e a Apple TV.

Para isso, nós usamos um aplicativo para iPhone e iPad chamado Air Video, que permite visualizar qualquer formato de vídeo presente no computador direto na tela do seu dispositivo. Aí, com o AirPlay, é só enviar dele para a Apple TV e assistir, em tela cheia e em HD, todo o filme.

O Air Video tem três enormes vantagens: ele aceitas legendas dos filmes (basta o arquivo .SRT estar na mesma pasta no computador), é compatível com praticamente todos os formatos mais populares (inclusive com suporte a dual áudio) e funciona tanto no Windows quanto no Mac. Sensacional.

Air VideoAir Video

Para fazer o aplicativo funcionar com o computador, é preciso instalar um programa nele que servirá como servidor de streaming. Só assim o iPhone ou iPad conseguirá visualizar as pastas em que estão os arquivos de vídeo. Outro ponto fantástico deste programa é que você pode, se quiser, converter o vídeo para o formato compatível com o iTunes, caso você queira transferi-lo para o aparelho para assisti-lo offline (em uma viagem, por exemplo). O arquivo já fica inclusive com as legendas embutidas.

Para quem prefere um passo-a-passo mastigadinho, aí vai:

Passo 1: Baixe em seu iPhone, iPod ou iPad o aplicativo Air Video HD.

Air Video (completo)
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

$2,99

Passo 2: Instale no seu computador o programa Air Video Server, que pode ser baixado gratuitamente neste site. Abra-o e selecione as pastas ou os discos rígidos conectados em seu computador que contenham arquivos de vídeo. Eles aparecerão disponíveis no seu dispositivo iOS e poderão ser visualizados via AirPlay na Apple TV.

Air Video Server

Passo 3: Abra no seu iPhone ou iPad o aplicativo Air Video e procure na rede o seu computador. É preciso que tanto seu dispositivo quanto seu computador estejam conectados na mesma rede Wi-Fi.

Air Video

Passo 4: Escolha a pasta disponível no computador em que se encontra o filme que você deseja assistir. Lembre-se que a versão gratuita do aplicativo apresenta somente um número limitados de pastas.

Air Server

Passo 5: Ao selecionar o filme, você verá algumas opções. Se ele for em um formato compatível com o iTunes (e consequentemente com o iOS), ele poderá ser visualizado diretamente. Caso contrário, o aplicativo terá que fazer a conversão. O bom dele é que ele permite fazer a conversão em tempo real (“Play with Live Conversion“), o que torna possível assistir ao vídeo imediatamente, sem precisar esperar para converter. Caso decida converter primeiro antes de assistir, basta tocar na opção Convert e ele gravará em seu computador (na mesma pasta) uma versão do vídeo convertida em formato m4v.

Air Video

Passo 6: Está já assistindo o vídeo em seu dispositivo? Então é hora de jogar a imagem para a Apple TV. Basta procurar o botão do AirPlay no próprio player e selecionar o dispositivo desejado. Fácil assim.

Air Video com AirPlay na Apple TV

Pronto! Você assim pode assistir o vídeo que quiser na sua TV, sem ter a preocupação de convertê-lo ou transferi-lo para pendrives.

Com isso, a Apple TV se torna um excelente centro multimídia da sua casa, de uma forma muito prática sem precisar conectar complicados fios. E com o conteúdo que você quiser, no formato que preferir e ainda com legendas.

Como se pode concluir, quem diz que o aparelho é limitado ao conteúdo da Apple é porque na verdade não conhece direito a Apple TV. Só quem se preocupa em explorar todo o seu potencial é que sabe o quanto ela facilita a vida de quem gosta de ter vídeos e músicas sempre na sua TV (além de poder visualizar qualquer conteúdo do iPhone ou iPad através do espelhamento).

Se você se interessou por uma, tente comprar nos Estados Unidos (o preço lá é bem menor, US$99 mais taxas locais). Caso não consiga ou não conheça ninguém, a Apple Store Online brasileira também vende o aparelho e envia para todo o Brasil com frete grátis. E eles ainda embalam para presente caso você queira dar para alguém. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo