2013ARQUIVODesenvolvedores

Conheça dois livros em português que ensinam você a começar a programar para iPhone e iPad

O interesse dos brasileiros por aplicativos em smartphones cresce cada vez mais, como comprova uma recente pesquisa (leia “Brasileiros baixaram 29 milhões de aplicativos em seus gadgets na última semana de 2012“). Com isso, é normal que mais e mais pessoas procurem aprender a criar apps para iPhone e iPad, visto que a Apple possibilita que qualquer um possa criar um aplicativo e vendê-lo para o mundo inteiro, mesmo sem sair de casa. Não é a toa que ela possui a maior loja de aplicativos do mercado.

Durante muito tempo, só era possível encontrar material didático em inglês, mas felizmente este quadro está mudando. Falaremos neste artigo de dois livros em português dedicados à introdução na programação para iPhone, iPod touch e iPad.

♦ iOS: Programe para iPhone e iPad

de Rafael Steil
Editora Casa do Código 

O livro é um verdadeiro passo-a-passo de como programar seu primeiro aplicativo para iOS, mesmo para quem não tem grandes conhecimentos em Objective-C, a linguagem de programação usada pela Apple.

Escrito com uma didática bem acessível, o livro também disponibiliza um link com arquivos dos exemplos mostrados, para que o leitor possa aprender na prática como fazer.

O livro está disponível tanto em versão impressa como em versão ePUB, compatível com o aplicativo iBooks do iPhone e iPad. Ele pode ser adquirido diretamente na página da Casa do Código. Infelizmente não está disponível na iBookstore.

♦ Desenvolvendo para iPhone e iPad

de Ricardo R. Lecheta
Editora Novatec

Com grossura de “bíblia”, este livro procura cobrir do básico ao avançado na programação para iPhone, iPod touch e iPad.

Ele é voltado para quem já possui conhecimentos de lógica de programação, como declarar variáveis, estruturas de controle if/else e de repetição, como for/while, além de conhecimento a orientação de objetos.

É um verdadeiro introdutor de programadores no mundo Objective-C.

Com mais de 700 páginas, o livro ensina desde o primeiro aplicativo até a publicação final na App Store.  Ele aborda diversos conceitos e boas práticas de desenvolvimento, comunicação com web services, XML e JSON, gerenciamento de threads, banco de dados e arquivos, mapas e GPS, recursos de multimídia, animações, sensores de acelerômetro e giroscópio, gerenciamento de memória no Objective-C e ferramentas de profiler disponíveis no Xcode

O livro só possui versão impressa e pode ser adquirido diretamente no site da Editora.

Além dos livros, confira os primeiros passos para se tornar um desenvolvedor de aplicativos para iPhone e iPad

Botão Voltar ao topo