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Limitação de espaço para apps impede que a Apple TV seja um dispositivo para jogos

A Apple TV é amplamente reconhecida como um dispositivo versátil, capaz de transmitir conteúdo de alta qualidade e rodar uma variedade de aplicativos, incluindo jogos oferecidos pelo Apple Arcade.

No entanto, uma limitação técnica significativa no sistema operacional tvOS tem impactado negativamente sua capacidade de ser plenamente aproveitada como uma plataforma de jogos.

A questão central reside no limite de armazenamento persistente de 500KB imposto pelo tvOS para cada aplicativo.

Este limite restringe a quantidade de dados que um aplicativo pode armazenar de forma permanente, afetando diretamente a experiência do usuário em jogos que requerem o salvamento de progresso, pontuações ou arquivos maiores, como ROMs de jogos em emuladores.

Ole Begemann, desenvolvedor e autor de um livro sobre Swift, destacou essa limitação em uma discussão na plataforma Mastodon. Ele explicou que, embora seja possível armazenar mais de 500KB, qualquer dado adicional pode ser apagado pelo sistema automaticamente quando o espaço no Apple TV 4K estiver reduzido.

Isso significa que, para jogos e aplicativos que necessitam de mais espaço para funcionar corretamente, a confiabilidade do armazenamento se torna um problema.

Um exemplo prático dessa limitação é o emulador Delta, desenvolvido por Riley Testut.

Testut afirmou que a falta de armazenamento persistente é uma das principais razões pelas quais ele não portou o Delta para a Apple TV.

O emulador RetroArch, que até roda na Apple TV, enfrenta desafios semelhantes. Usuários de fóruns de discussão têm relatado problemas com a limitação de armazenamento, observando que os dados são frequentemente armazenados na pasta de cache, que pode ser esvaziada pelo sistema a qualquer momento, sem prévio aviso.

Essa situação levanta questões sobre a viabilidade de usar a Apple TV como uma plataforma de jogos robusta.

A capacidade de armazenamento limitada impacta negativamente a experiência do usuário, especialmente para jogos que exigem salvamentos frequentes ou o carregamento de arquivos maiores.

Muita gente acaba jogando na TV via AirPlay, com o iPhone. Mas para isso não precisa de Apple TV.

Para contornar essa limitação, a Apple sugere que os desenvolvedores armazenem e recuperem dados do usuário no iCloud.

Embora essa solução ofereça mais espaço para armazenamento, ela apresenta alguns desafios. O download de dados do iCloud pode ser lento e acrescenta uma complexidade adicional ao aplicativo, pois o desenvolvedor precisa gerenciar se os dados estão armazenados localmente ou na nuvem.

Apesar do potencial oferecido pelo Apple Arcade e outros serviços, essa restrição técnica impede que a Apple TV atinja seu pleno potencial no mercado de jogos.

Esse parece ter sido o caso da versão do Minecraft para Apple TV, que ficou disponível na plataforma em 2016, mas depois de um tempo foi retirado da loja. Os jogadores não conseguiam gravar o seu progresso no jogo, o que causava frustração e muita reclamação para o desenvolvedor, mesmo não sendo sua culpa.

A impressão que sempre se teve é que a maçã nunca deu a devida atenção ao desenvolvimento do dispositivo Apple TV. Com a popularização das SmartTVs, que tornam desnecessários dispositivos externos conectados à TV para gerar streaming.

Será que a Apple manterá ainda por muito tempo esse acessório sem criar um diferencial para ele? Porque, se continuar assim, ele perderá cada vez mais sentido conforme o tempo passa.

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