2012AplicativosARQUIVO

Waze é um navegador GPS colaborativo que funciona muito bem no Brasil

Você anda muito de carro e sempre quis ter um navegador GPS, mas acha as opções da App Store muito caras para você? Ou então costumava usar os Mapas do Google para saber o trânsito para ir ao trabalho, mas com o iOS 6 ficou na mão? Então você precisa conhecer o Waze. :)

A ideia inicial do Waze é bem simples: compartilhar informações sobre o trânsito para que todos os usuários saibam, em tempo real, como ele está. E tudo isso gratuitamente.

Para colaborar com o projeto, não precisa muito. Basta deixar o aplicativo aberto e ele já enviará para o servidor a sua velocidade e onde você está (tudo anonimamente). Com isso, ele pode calcular como está a velocidade do trânsito onde você está e assim avisar os outros usuários que passarão pelo mesmo caminho.

Mas se você quiser, pode colaborar ainda mais, tendo participação ativa no aplicativo. Você pode avisar quando passar por um engarrafamento, acidente, radar móvel, polícia, alimentando em tempo real o banco de dados. Isso possibilita aos usuários calcular qual o melhor trajeto a tomar para chegar a algum lugar. Em cidades como São Paulo, por exemplo, isto pode significar uma economia de muito tempo.

E não bastasse isto tudo, ele também funciona como navegador GPS, indicando a rota com voz em português. Para isso, você precisa baixar o módulo de voz na língua desejada.

Diferentemente dos aplicativos tradicionais de navegação, o Waze não traz os mapas incorporados. Ele baixa-os da internet quando você for calcular a rota. Em compensação, depois que você traçou a rota, ele continua com o mapa no cache, o que é ideal para viagens ao exterior em que geralmente o usuário não possui um plano de dados. Neste caso, basta traçar a rota no hotel (ou qualquer rede Wi-Fi) e depois seguir normalmente o caminho.

YouTube video

Claro que o aplicativo não é um “TomTom”, mas quanto mais gente usá-lo, melhor ele fica. E no Brasil, muita gente já está usando, o que faz com que ele seja um ótimo instrumento de navegação.

Quanto é preciso pagar pelo Waze? Nada.
Você só precisará fazer uma inscrição no serviço a primeira vez que usá-lo, para poder ser identificado. Ele pode ser baixado na App Store (link) e funciona no iPhone e no iPad com 3G (por causa do chip GPS).

Baixe, use e depois conte aqui pra gente o que você achou. ;)

Botão Voltar ao topo