Depois de tanto tempo de privação, finalmente agora os clientes da Caixa Econômica Federal podem contar com um aplicativo nativo para iPhone e iPod touch que possibilita acesso à conta (internet banking) direto no celular.

O novo aplicativo também reúne outros serviços, como os resultados da loteria, que antes era feito por um aplicativo dedicado.

Também é possível fazer simulações de financiamento e consultar a rede de agências. Infelizmente, quem idealizou o aplicativo não se preocupou em utilizar os recursos do iPhone, como busca automática pela localização atual, o que pouparia o trabalho de ficar procurando manualmente a cidade que você está através de um longuíssimo menu (coitado de você que vive em Votuporanga…). A impressão que dá é que deu preguiça nos desenvolvedores em propor uma solução confortável para o usuário.

 

Quanto ao acesso à conta, não pudemos testar. O aplicativo exige que você cadastre o seu celular (o que é ótimo), enviando a você um código de validação. O problema é que este código tem que ser introduzido no site e você é obrigado a ter uma assinatura eletrônica da conta, coisa que o meu querido gerente (o Toninho) ainda não teve a gentileza de me passar, apesar dos inúmeros apelos que venho fazendo há meses. Valeu, Toninho.

O aplicativo Caixa está disponível gratuitamente na App Store (link).

Dica do Alexandre Soares e do Alessandro Martins