ago 25

[rumor] Fábrica brasileira de iPhone/iPad já estaria pronta, esperando apenas a autorização do Governo

Escrito por iLex, às 12:59 - 25 de agosto de 2011 62 comentários »

Após ter espalhado o rumor de que a fábrica brasileira de iPads iria atrasar, parece que a revista Veja mudou o discurso, noticiando agora que tudo estaria dentro do prazo na fábrica da Foxconn, ‘a ponto de começar a produzir’. Segundo a matéria, só falta uma autorização do Governo Federal para o início da produção.

Esta autorização enquadraria a fábrica no Processo Produtivo Básico (PPB), permitindo que a redução fiscal na fabricação de tablets. Outras empresas concorrentes já receberam a certificação.

O discurso da revista agora bate com aquele que publicamos aqui na última terça-feira, afirmando que, para a Foxconn, tudo está correndo dentro do prazo previsto, com o treinamento e seleção de profissionais para a fábrica, com alguns sendo capacitados na China.

Agora, deixando a Veja de lado, vamos tentar tirar nossas próprias conclusões: a Foxconn precisa que o Governo aprove a fábrica para a produção de tablets, mas nada impede, na teoria, que ela comece a já fabricar iPhones, pois eles não fazem parte da medida provisória.

Com a mudança de calendário de lançamentos este ano, a Apple tem como desafio abastecer a maioria dos países com o iPhone 5 até o início de dezembro, para a época de Natal (maior data comercial do ano). E só aumentando a produção (com uma fábrica complementar no Brasil) é que ela conseguiria dar conta.

Começando a produção brasileira em setembro, daria tempo para começar a abastecer o mercado internacional já a partir do fim do mesmo mês, ou início de outubro, o que evitaria as tradicionais faltas de estoques em épocas de lançamento. A parte ruim é que o Brasil não estaria necessariamente no primeiro lote de países, devendo receber mesmo só no final do ano.

Seja como for, tudo é rumor, até porque a Apple costuma mudar de planos antes de confirmar algo. Não temos outra alternativa a não ser esperar.

Leia também:


62 comentários »


E você, o que achou? Deixe seu comentário!

Antes de postar, conheça nossos Termos de Uso.

Você pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Se você quer ter uma foto no seu comentário, inscreva seu email no Gravatar e comente usando o mesmo endereço.