2011ARQUIVONotícias

Apple responde oficialmente às críticas sobre locationgate, com anúncio de atualização do iOS

A Apple finalmente publicou uma resposta oficial sobre a polêmica do registro de informações referentes à locais geográficos por onde o aparelho passa. Veja a íntegra da comunicação para a imprensa:

Gostaríamos de responder às perguntas que temos recebido recentemente sobre ao recolhimento e utilização de informações de localização dos nossos dispositivos.

1. Por que a Apple rastreia a localização do meu iPhone?
A Apple não está monitorando o local do seu iPhone. A Apple nunca fez isso e não tem planos de um dia fazê-lo.

2. Então por que todo mundo está tão preocupado com isso?
Fornecer aos usuários informações rápidas e precisas de localização, preservando a sua segurança e privacidade, levantou algumas questões técnicas muito complexas que são difíceis de se comunicar em uma simples frase. Usuários estão confusos, em parte porque os criadores desta nova tecnologia (incluindo Apple) não forneceram uma educação suficiente sobre estas questões até hoje.

3. Por que o meu iPhone registra a minha posição?
O iPhone não está registrando a sua localização. Pelo contrário, ele mantém um banco de dados de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno de sua localização atual, alguns dos quais podem estar localizados a mais de cem milhas longe de seu iPhone, para ajudar o seu iPhone de forma rápida e calcular com precisão a sua localização quando é preciso. Calculando a localização de um telefone usando apenas dados de satélites GPS pode demorar vários minutos. O iPhone pode reduzir esse tempo para apenas alguns segundos usando hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular para localizar rapidamente os satélites GPS, e até mesmo sua localização triangular utilizando apenas hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular quando o GPS não está disponível (como no interior de edifícios ou nos porões). Estes cálculos são realizados ao vivo no iPhone usando um banco de dados de hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular que é gerado por dezenas de milhões de iPhones que enviam as localizações geográficas nas proximidades de hotspots Wi-Fi e torres de celular de uma forma anônima e criptografada para a Apple.

4. Este banco de dados está armazenado no iPhone?
O banco de dados inteiro é muito grande para ser armazenado em um iPhone, por isso nós fazemos o download de um subconjunto de informações (cache) em cada iPhone. Este cache está protegido, mas não criptografado, e é guardado no iTunes quando você faz backup de seu iPhone. O backup pode ser criptografado ou não, dependendo das configurações do usuário. Os dados de localização que pesquisadores estão vendo no iPhone não mostra o local atual ou por onde passou o iPhone, mas a localização de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno da localização do iPhone, que pode ser mais de cem milhas de distância . Nós pretendemos parar de realizar o backup deste cache em uma atualização de software em breve (veja a respeito no final do texto).

5. A Apple pode encontrar-me com base no meu hotspot Wi-Fi  ou os dados de torre de celular?
Não. Esses dados são enviados para a Apple de uma forma anônima e criptografada. A Apple não consegue identificar a fonte destes dados.

6. As pessoas têm identificado dados de localização de até um ano armazenados no iPhone. Por que o meu iPhone necessita de tantos dados, só para encontrar o meu local de hoje?
Estes dados não são de localização de dados do iPhone — são um subconjunto (cache) da base de dados dos hotspots Wi-Fi e torres de celular que é enviado à Apple para ajudar na rapidez e precisão do cálculo de localização do sistema. A razão pela qual o iPhone guarda tanta informação é um bug que descobrimos e temos plano de corrigi-lo em breve (veja a respeito no final do texto). Nós não pensamos que o iPhone precise armazenar mais de sete dias de dados.

7. Quando eu desligo o Serviço de Localização, por que meu iPhone continua a atualizar a base de dados da Apple?
Não deveria. Este é um bug que pretendemos corrigir em breve (veja a respeito no final do texto).

8. Quais tipos de dados de localização são enviados para a Apple?
A Apple está recolhendo dados de tráfego anonimamente para construir um banco de dados, com o objetivo de proporcionar aos usuários do iPhone um serviço melhor nos próximos dois anos.

9. A Apple fornece atualmente os dados recolhidos a partir de iPhones a terceiros?
Nós fornecemos logs de travamento [de aplicativos] anônimos de usuários para desenvolvedores para os ajudar a depurar seus aplicativos. Nosso sistema de publicidade iAds pode usar o local como um fator de segmentação de anúncios. A localização não é compartilhada com ninguém mais, a menos que o usuário explicitamente aprove isso, dando a localização atual para o anúncio (por exemplo, para localizar a loja Target mais próximo deles).

10. A Apple acredita que a segurança das informações pessoais e a privacidade são importantes?
Sim, nós acreditamos fortemente nisso. Por exemplo, o iPhone foi o primeiro a pedir aos utilizadores para dar a sua permissão para cada aplicativo que queria usar a localização. A Apple vai continuar a ser um dos líderes no cuidado da segurança das informações pessoais e da privacidade.

Atualização de Software

Dentro de poucas semanas, a Apple irá lançar uma atualização do sistema iOS que:

– reduzirá o tamanho do banco de dados de Wi-Fi e torres de celular em cache no iPhone,
– não fará mais backup deste cache no iTunes,
– excluirá esse cache completamente quando os Serviços de Localização foram desligados,
– o cache presentes no iPhone passarão a ser criptografados.

Resumo da história: logo mais teremos mais uma atualização de sistema (iOS 4.3.3?) com reparação do que a Apple considera bug de localização.

Botão Voltar ao topo