Curiosidades

Veja algumas novidades do segundo beta do iOS 9

A versão de testes do futuro iOS que chegou nesta terça às mãos dos desenvolvedores trouxe poucas novidades significantes em relação à já extensa lista do primeiro beta. O que mais se notou foi uma maior estabilidade e uma tradução mais completa do Português do que ainda faltava. Confira abaixo o que mais nos chamou a atenção nas primeiras horas de uso.

→ Traduções e ajustes

Vários menus que não estavam traduzidos para a nossa língua ganharam finalmente tradução. O atalho que leva de volta ao app anterior, por exemplo, foi um deles.

iOS9_atalhoApp

Mas nem tudo é perfeito. No menu do HomeKit, nos Ajustes, o beta 1 tinha recebido o nome de “Casa“. Já no beta 2, ele virou “Início“, provavelmente resultado da má tradução de “Home“, que também é o nome do botão… Início. No próximo beta isso deve ser resolvido.

iOS9_Casa

→ Liberando espaço

Na WWDC, a Apple foi bem clara que as atualizações do iOS via rede sem fio (OTA) seriam bem menores no novo sistema. Mesmo assim, se continuar faltando espaço para instalar a atualização, o sistema perguntará se pode apagar alguns aplicativos, reinstalando-os automaticamente após a atualização. A dúvida fica quanto ao backup de dados destes aplicativos, e sempre há o medo de algo ser definitivamente perdido durante o processo.

iOS9_AppDelete

→ Ícone Podcasts

O ícone do aplicativo nativo Podcasts mudou e ficou mais “flat”, com bem menos degradês. Apareceu também uma nova opção nos ajustes do app para usar cores personalizadas com base na capa de cada podcast.

iOS9_Podcasts

→ Só Watch

No iOS 9, o aplicativo próprio do Apple Watch perderá a primeira parte do seu nome e ficará apenas Watch. Afinal, todo mundo já sabe a marca dele.

iOS9_Watch

→ Mais atalhos no teclado do iPad

Neste segundo beta o iPad ganhou mais um atalho no teclado. Desfazer e refazer alguma ação, sem precisar ficar sacudindo o aparelho no ar. Atualmente o teclado já possui uma tecla própria para o Desfazer (pode conferir), mas os atalhos facilitarão a tarefa. Porém, quando algum texto estiver selecionado, voltam os atalhos de copiar, colar e cortar.

iOS9_undo

→ Botão lateral do iPhone

Parece que a Apple não gostou de dar ao iPhone a mesma funcionalidade do botão lateral do iPad, para escolher entre silencioso e orientação da tela. A função sumiu no iPhone neste segundo beta. Parece que foi apenas um teste temporário.

→ Bloqueadores de Conteúdo

Outra função que sumiu em relação ao primeiro beta foi a opção de incluir bloqueadores de conteúdo no Safari. Criou-se uma polêmica sobre a razão da Apple oferecer a possibilidade de bloquear anúncios em sites (e consequentemente o ganha pão de milhares de blogs). Talvez volte até a versão final, mas por enquanto, sumiu do menu.

→ Bloquear/Desbloquear

Também nos Ajustes, apareceu uma nova opção chamada “Bloquear/Desbloquear”. Nós não conseguimos entender para que ela serve. Se alguém de vocês descobrir, fique a vontade para nos contar. :)

iOS9_block

→ Preview da voz da Siri

Por enquanto, a Siri em Português só possui uma única voz. Mas em outras línguas, ela oferece a versão masculina e feminina. No iOS 9, ao escolher uma voz, você escutará uma frase para decidir qual delas prefere. É impressionante que isso ainda não tinha no iOS, quando já é assim há anos em apps de navegação GPS.

→ Mail Drop pela rede celular

Apareceu uma opção para limitar o MAil Drop quando se está usando uma rede celular. Este serviço é aquele que permite enviar grandes anexos em emails.

iOS9_ Air Drop

→ Enviar Fotos em Série

Nas fotos do iCloud, a opção “Carregar Fotos de Grupos”, que nunca foi muito clara, virou “Enviar Fotos em Série”, enviando para o Compartilhamento de Fotos somente as fotos que você marcar como favoritas.

iOS9_fotos

→ Handoff na tela de multitarefas

A função Handoff na tela em que se troca os aplicativos tinha desaparecido no primeiro beta, mas voltou no segundo. Você pode assim acessar o mesmo conteúdo que está acessando em outro dispositivo seu.

iOS9_handoff


Por enquanto estas foram as novidades que conseguimos encontrar. Outras deverão aparecer conforme formos usando o sistema e se algo for muito diferente, avisaremos aqui para vocês. Enquanto isso, curta a lista completa de mudanças do iOS 9 neste link. :)

Botão Voltar ao topo