abr 20

Brasileiro consegue adaptar a função Siri para o português de forma quase completa

Escrito por iLex, às 10:38 - 20 de abril de 2012 104 comentários »

Hacks e alterações no Siri do iPhone 4S são bem comuns, tanto que já mostramos aqui uma adaptação que compreendia a fala em português, mas respondia em inglês. Agora, outro brasileiro conseguiu ir mais além, fazendo o assistente vocal entender e falar português.

João Henrique Reichert, de Cascavel, Paraná, usou um proxy local e a API do Google Tradutor para a façanha, e o resultado ficou muito bom. O iPhone reconhece bem a fala e responde já em português. A voz é a mesma usada no atual Controle Vocal do iOS, da brasileira Tania Gaidarji. Confira:

E não é só o Siri, mas também a função Ditado, que interpreta a voz e transforma em texto para ser usado em mensagens, emails e outros aplicativos.

Tudo isso existe hoje oficialmente para inglês, francês, alemão e japonês, mas os usuários de língua portuguesa ainda não possuem acesso à função. A Apple ainda não dá nenhuma pista de quando teremos suporte para a nossa língua, mas experiências como a de João parecem mostrar que não é assim tão impossível de implementar.

Mas infelizmente esta adaptação é apenas uma prova de conceito. Por questões de patentes e propriedade intelectual, o hack não pode ser disponibilizado para o público sob pena do brasileiro ser processado pela própria Apple. Portanto, ainda teremos todos que esperar a solução oficial para aproveitar a novidade.

Seja como for, o João Henrique está de parabéns. São talentos como este que mostram que o Brasil tem muito futuro, inclusive para a Apple. ;)

104 comentários »


E você, o que achou? Deixe seu comentário!

Antes de postar, conheça nossos Termos de Uso.

Se você quer ter uma foto no seu comentário, inscreva seu email no Gravatar e comente usando o mesmo endereço.