JogosServiços

Apple explica o que acontece quando um jogo sai do catálogo do Apple Arcade

Passados três anos do lançamento do serviço de streaming de jogos Apple Arcade, alguns contratos começam a chegar ao fim, o que faz com que certos títulos de jogos não fiquem mais disponíveis na plataforma.

Como é algo novo, pairou no ar a dúvida: como ficam os jogos que eu gostava e jogava, se eles irão desaparecer do serviço que eu pago mensalmente?

Para esclarecer a questão, a Apple publicou um documento de suporte explicando com mais detalhes o que acontece com o jogo e como ele ainda pode ser jogado (em certos casos).

Um jogo baixado antes de sua retirada pode continuar a ser jogado por pelo menos 15 dias após sair do Apple Arcade. Depois disso, uma mensagem de título indisponível será exibida.

No que toca a Apple, isso é tudo. O resto fica nas mãos do desenvolvedor do jogo.

Ele pode decidir disponibilizar seu jogo na App Store, para todos, como um aplicativo “normal”, com o modelo econômico de sua escolha.

Isso implica que não será necessariamente o mesmo conteúdo, pode ser um app pago, haver compras no aplicativo ou até mesmo publicidade.

Os desenvolvedores podem fazer com que seus jogos guardem os níveis que já concluíram, para que você possa continuar jogando de onde parou na versão do Apple Arcade. Com a possibilidade, porém, de ter que comprar o título desta vez.


Isso serve para nos darmos conta que quando você se inscreve em serviços de streaming, na verdade não está adquirindo nada e sim alugando um serviço.

A taxa mensal lhe dá direito a ter acesso a um número enorme de possibilidades, mas a contrapartida é que quando o serviço decide retirar algum conteúdo, você deixa de usufruí-lo.

Esta era uma das razões de Steve jobs ser contra o streaming, na época, de músicas. “Se um dia você parar de pagar a mensalidade, sua biblioteca musical inteira vai embora“.

Botão Voltar ao topo