Dicas de iPhone e iPadSegurança

Como verificar se seu iPhone foi infectado com o spyware Pegasus

Há algumas semanas, a mídia passou a repercutir notícias sobre um spyware israelense chamado Pegasus, capaz de transformar qualquer smartphone em um espião de áudio e vídeo para os governos clientes da empresa criadora.

No iPhone, o spyware aproveita uma vulnerabilidade ainda existente no iOS 14.6 para se infiltrar e tomar conta do sistema. O perigo é que é muito difícil para o usuário perceber qualquer indício da infecção, pois ele funciona em background, enviando informações para um servidor externo.

A Anistia Internacional desenvolveu um toolkit para identificar o Pegasus no celular e publicou no GitHub, mas o processo é pouco simples para quem não está acostumado com códigos de comando.

Por essa razão, o programa iMazing resolveu facilitar o processo e incluiu em sua ferramenta uma forma fácil de identificar se seu iPhone está ou não infectado.

Antes de tudo, é importante deixar claro que o Pegasus é um spyware especificamente para espionagem. Por essa razão, ele geralmente é direcionado para alvos específicos, como políticos, jornalistas, ativistas, advogados, grandes empresários e pessoas de interesse político/econômico. Então, é bem pouco provável que alguém menos “importante” tenha recebido algum link malicioso para ser vigiado.

Mesmo assim, caso você queira saber se seu iPhone está infectado, basta baixar a versão gratuita do iMazing e rodar a opção “Detectar spyware“.

O programa deixa claro que ele não impede a infecção, apenas a detecta. Mas falsos positivos podem ocorrer.

O iMazing não pode impedir a infecção por spyware. Ele apenas pode detectar sinais de infecções atuais ou anteriores ao buscar nomes de arquivos, links, nomes de processos e e-mails maliciosos conhecidos. Uma varredura de limpeza não garante que seu dispositivo não esteja infectado. Os resultados podem ser difíceis de interpretar e conter falsos positivos.

Ele também destaca que todo o processo é totalmente local, sem precisar se conectar a nenhum servidor externo. Ou seja, nenhum dado é enviado para fora de seu computador.

Caso queira testar no seu iPhone, basta baixar o iMazing para Windows ou Mac no site oficial. Relembrando, não é preciso ter nenhuma assinatura paga para usar o recurso.

Botão Voltar ao topo