iOS

iOS 12 reforçará segurança do iPhone contra ferramentas de hackers

Em abril deste ano, o Blog do iPhone destacou os estudos que a Apple estava realizando para aumentar a segurança do iPhone (leia: Como a Apple está tentando implementar medidas de segurança para proteger ainda mais o iPhone).

E o iOS 12 irá implementar definitivamente o resultado desses estudos, dificultando dispositivos de hacking que tentam descobrir a senha do aparelho através da técnica de força bruta.


Há alguns meses, correu a notícia pela internet de que haviam criado um dispositivo capaz de desvendar a senha de 4 dígitos de um iPhone bloqueado em 13 minutos. O GrayKey, dispositivo vendido principalmente para autoridades e forças da lei, se conecta no cabo USB do iPhone e injeta nele um script que fica fazendo milhares de tentativas por minuto até encontrar a senha correta.

Mas o iOS 12 promete acabar com isso, de uma maneira bem esperta.

No novo sistema, o usuário poderá desabilitar a porta USB Lightning do aparelho caso ele fique mais de uma hora sem que seja introduzida a senha ou desbloqueado com o TouchID/FaceID.

Ou seja, ao conectar qualquer acessório na entrada USB do aparelho, não haverá nenhuma comunicação entre eles, a não ser que seja introduzida a senha de desbloqueio. Em efeito, isso irá impossibilitar o uso de ferramentas de hackers/crackers quando um iPhone é roubado e fica mais de uma hora bloqueado.

A notícia é excelente e vem tranquilizar os que estavam receosos que ladrões começassem a ter acesso às mesmas ferramentas das autoridades (o que é bem comum depois de um tempo).

A versão final do iOS 12 está prevista para ser lançada em setembro.

Botão Voltar ao topo