2009ARQUIVO

[rumor] Jogo Monkey Island da LucasArt poderá ter versão oficial para iPhone

The Secret of the Monkey Island

Sem dúvida nenhuma, um dos maiores clássicos de jogos de computador da década de 90 foi “The Secret of the Monkey Island“, da LucasArt. Nele, você era um aspirante de pirata onde, para progredir no jogo, deveria desvendar enigmas e juntar peças encontradas. Muito divertido.

Pois a própria LucasArt lançou o rumor em seu twitter, disponibilizando um fundo de tela para iPhone.

Fundo de tela para iPhone

Mesmo eles dizendo que disponibilizaram o wallpaper “sem nenhuma razão”, muitos fãs estão esperançosos que esse seja um teaser para uma versão iPhone do jogo. Na semana que vem, a empresa pretende lançar uma edição especial do Monkey Island para PC e Xbox 360.

Claro que pode ser apenas uma maneira de criar burburinho e divulgar o jogo, mas a esperança é a última que morre. Afinal, o iPhone com sua tela sensível ao toque é a plataforma perfeita para esse tipo de jogo onde o “apontar” do mouse é essencial.

Se você possui ainda os jogos comprados naquela época e tem um aparelho com jailbreak, pode rodá-los perfeitamente em seu iPhone ou iPod touch, com a ajuda do aplicativo ScummVM.

O ScummVM é um projeto open-source muito bacana que porta para as mais variadas plataformas um emulador para esse tipo de jogo (os mais famosos são da LucasArts, que na época se chamava LucasFilm Games). Além do iPhone, há também versões para Mac, Windows e Linux, entre muitos outros.

Para rodar os jogos no iPhone é preciso instalar o ScummVM através do Cydia, adicionando a source UrbanFanatics.com (basta colocar no campo de busca).

ScummVM

A partir daí você terá que colocar os jogos via SSH diretamente na pasta do aplicativo. É a parte chata do negócio. Vale lembrar que isso é somente para quem tem uma cópia legal dos jogos.

Se você não possui nenhum jogo daquela época ou tem apenas em inglês, há uma comunidade de fãs que traduziram a maior parte dos títulos para o português, chamada ScummBR. No site deles há os patchs de tradução, além de versões demos dos jogos, o que pode ser uma ótima pedida para quem quiser testar, seja no iPhone como no computador.

Para quem quer matar a saudade, aí vai um pequeno vídeo com o início da versão demo do jogo original, em português. :)

Botão Voltar ao topo