2009ARQUIVO

[rumor] Firmware 3.0 poderá permitir a gerência de várias contas da App Store direto no iPhone

Na última terça-feira, quando falamos do segundo beta do firmware 3.0, mostramos aqui a aparição de um novo menu chamado “Loja“, que levava a uma página sem nada. Pois um desenvolvedor declarou ter desbloqueado o menu desta opção nos Ajustes do aparelho. Segundo ele, ela permitiria a conexão e desconexão em uma conta da App Store, sem precisar passar obrigatoriamente pelo computador.

Nova opção Loja

Como foi discutido nos comentários do nosso artigo desta manhã (leia “Como desautorizar computadores no iTunes“), o aplicativo App Store do iPhone (e iPod touch) fica conectado sempre na mesma conta ativa no iTunes do computador no momento da última sincronização. Isso é cansativo, pois quem tem uma conta brasileira e outra americana, por exemplo, tem que cuidar com qual delas o aparelho está conectado antes de sair de casa, pois dependendo do caso, se sair com a conta brasileira não poderá baixar jogos quando estiver na rua. Atualmente, você só pode mudar a conta no dispositivo com a ajuda de um computador.

Mas pelo que tudo indica, a Apple parece estar preparando uma maneira de se conectar direto no iPhone, sem a necessidade de nenhum computador. Você poderia até mesmo se inscrever no serviço, caso ainda não tenha uma conta. Isso, na verdade, é uma das coisas que ela deveria ter feito desde o começo.

Isso seria uma ótima notícia para nós, brasileiros, que somos quase que obrigados a ter mais de uma conta ao mesmo tempo (uma brasileira, uma argentina e outra americana). Não haveria mais o problema de você querer comprar um aplicativo na rua e descobrir que está conectado com sua conta americana, sem créditos. Ou quando você lê aqui no Blog um novo jogo gratuito e não pode baixar porque percebe que é a conta brasileira que está no aparelho. Com esta função, seria possível trocar quantas vezes quiser de conta, onde você estiver.

Além, é claro, de diminuir a dependência do iPhone com o computador.

Resta saber agora se isso será verdade ou se é apenas um “fake” (nunca se sabe, né?). Talvez no próximo beta já tenhamos a resposta. :)

Botão Voltar ao topo