Rumores

[rumor] Próximo firmware pode trazer comandos de voz ao iPhone

Voice Over no iPhone

Jibbler” parece ser o nome código de uma das grandes novidades do iPhoneOS 3.0 que ainda não foi revelada pela Apple e que estaria presente no próximo firmware. Seria a função de reconhecimento e síntese vocal, permitindo assim comandos por voz. Quem afirma isso é um informante do site Ars Technica, que descobriu nos arquivos do beta 3.0 algumas evidências da nova função.

A síntese vocal funcionaria da mesma forma que o atual iPod Shuffle, onde o aparelho “fala” o nome dos artistas e dos títulos das músicas que estão tocando. Inclusive muitos leitores aqui previram que isso aconteceria. Na página da Apple é possível escutar um exemplo disso em português de Portugal.

Já o reconhecimento vocal serviria para dar ordens vocais ao aparelho, como abrir um aplicativo, procurar um email ou fazer uma chamada falando o nome do contato (a tão aclamada discagem por voz, existente em outras marcas).

Resta saber duas coisas: primeiro, se a função será disponibilizada para os atuais modelos ou vai necessitar de novo hardware. Segundo, se ela será compatível com o sotaque brasileiro ou se teremos que falar como americanos para que a coisa funcione, assim como acontece na pesquisa vocal do Google App.

Seja como for, é uma funcionalidade há tempos pedida por muitos. Se ela realmente for implementada, será muito bem-vinda. 🙂

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar