2009ARQUIVO

iPhone video: este poderá ser o foco do novo iPhone

Vídeo no iPhone

O americano John Gruber é o responsável pelo blog Daring Fireball, muito bem conceituado no meio high tech. Geralmente suas previsões se concretizam, fruto de fontes confiáveis e de uma investigação apurada das notícias.

Pois ontem ele falou do futuro iPhone, com algumas previsões do que ele pensa que será realmente implementado. Depois de ler o texto e avaliar todos os boatos que já publicamos aqui, meu palpite é que o vídeo poderá ser um dos principais carros-chefes da campanha publicitária do novo modelo.

John aposta que muitos dos atuais boatos que circulam por aí têm grandes chances de se concretizarem. A câmera do aparelho, por exemplo, é um deles. Ela deverá vir com maior resolução, além de uma lente autofocus (a dos atuais modelos possuem foco fixo). Também o iPhone pode se tornar o melhor celular atualmente na captura de vídeos, não só pelo seu hardware, mas também pelo seu software, com um sistema de edição e publicação online sem a necessidade de passar por um computador.

Gruber também acha que as atualizações do processador mudarão muita coisa na experiência do usuário comum. Ele acredita que os boatos de que um chip de 600MHz viria no próximo modelo são muito prováveis de acontecer, mas o aumento de velocidade não seria apenas de 50% e sim maior, por causa da mudança de arquitetura (leia “Anúncio de emprego pode indicar adoção de processador multicore no iPhone“). Como exemplo, ele cita a migração dos computadores 486 para os Pentiums, ou da arquitetura 68030/40 para os PowerPC, no Mac.

Isso, aliado ao dobro de memória RAM prevista, poderia acelerar e muito a execução de programas no iPhone. O abrir e fechar de aplicativos, por exemplo, poderia ser tão rápido que você teria a impressão que apenas trocou de tela e não de app. O Safari poderia “voar” na renderização de páginas de internet, visto que hoje o processador o limita bastante. Enfim, a experiência do usuário seria realmente outra.

O fato é que só saberemos realmente das novidades daqui a 16 dias, na abertura da WWDC 09. Será que aguentaremos até lá? :P

Botão Voltar ao topo