2010ARQUIVO

Testamos: Veja em detalhes como funciona o aplicativo FaceTime do novo iPod touch

Como muitos de vocês já sabem, estamos desde sexta-feira com o novo iPod touch nas mãos, para realizar os mais variados testes para o público brasileiro.

Uma das primeiras novidades que experimentamos foi a função FaceTime, a nosso ver o ponto forte do novo dispositivo da Apple, pois permite transformar o tocador multimídia em um verdadeiro instrumento de comunicação.

Como comentamos aqui, o novo iPod touch vem com um aplicativo (inexistente no iPhone 4) especialmente para chamadas em vídeo.

É com ele que é possível realizar a comunicação sem que se necessite de um chip de operadora e nem de envios de SMS internacionais.

Isso graças a uma nova compatibilidade trazida no iOS 4.1 que permite usar um endereço email para identificar o aparelho a ser chamado.

Em contrapartida, é impossível realizar chamadas para iPhones que possuam uma versão inferior à 4.1 do iOS. Um aviso na tela deixa isso claro:

Ao abrir pela primeira vez o aplicativo, uma tela de boas-vindas (em português) dá uma pequena introdução da nova tecnologia.

Claro que para muitos, o Campo de Distorção da Realidade de Steve Jobs® exagera ao afirmar que comunicações em vídeo em aparelhos móveis não existiam antes do FaceTime. Mas as videochamadas de celulares nunca se popularizaram realmente, além de serem caras e de má qualidade.

Com essa nova tentativa da Apple, a promessa é que a tecnologia se torne mais acessível, talvez até mesmo padronizando a tão sonhada comunicação entre dispositivos móveis e computador.

Depois da introdução, a primeira coisa que ele pede é para registrar seu ID da Apple, para conectar o app ao sistema. Somente depois será pedido um ou mais endereços emails nos quais as pessoas usarão para ligar.

Ao contrário do Game Center, o FaceTime possui a opção para Brasil… ;)

Depois disso é só configurar o email no qual você deseja que as pessoas lhe liguem. Pode ser qualquer um, independente do ID da Apple.

Nos Ajustes, há a opção para incluir outros emails, do trabalho, da faculdade, etc. Todos possibilitarão que seus amigos façam contato pelo FaceTime.

A partir daí é só procurar em seus contatos alguém que tenha também acesso ao FaceTime. Contatos que tiverem um iPhone 4 só poderão ser contatados através do número telefônico, pois não há a opção, no sistema do iPhone, para registrar um endereço email.

Se, durante uma chamada, você apertar na tecla Início (Home) ou então o iPhone receber uma chamada, a comunicação é colocada em Pausa, com uma barra verde no topo da tela indicando que ela continua em segundo plano. Para voltar, basta tocá-la.

O fato do microfone do iPod estar situado na parte traseira (ao lado da câmera) não prejudicou em nada a qualidade do som, pelo menos em nossos testes rápidos.

O mais incrível é que o FaceTime transforma o iPod touch quase em um celular, ao permitir chamadas gratuitas, em tempo real, pelo Wi-Fi. Quando alguém chama, um toque igual ao do iPhone começa a tocar, avisando da ligação.

Confira um vídeo rápido que fizemos com uma demonstração de chamada.

YouTube video

O novo iPod touch se mostra como um ótimo dispositivo de comunicação informal entre duas ou mais pessoas que não querem precisar comprar um celular para isso e ainda aproveitarem toda a vastidão da App Store em aplicativos. Para quem não pode se dar ao luxo de comprar um iPhone 4 e ficar preso a planos de operadoras, o novo touch pode ser uma ótima alternativa.

Em breve, mostraremos outros detalhes do aparelho. Fiquem ligados. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo