2011ARQUIVO

[resenha] Capa para iPad Incase Origami Sleeve

O iPad é um aparelho muito fácil e divertido de usar, porém, tem suas limitações. Como ele não pode ser carregado no bolso nem apoiado de qualquer jeito numa mesa, dois acessórios são fundamentais, no meu ponto de vista: uma capa e um apoio.

Alguns usos da tablet pedem um apoio, a digitação é o principal exemplo disso. Não é muito confortável conversar no messenger ou digitar um texto usando apenas os polegares, como fazemos geralmente no iPhone, ou então o utilizando sobre uma mesa, assumindo uma postura pouco ergonômica para isso. E depois do uso, não é em todo lugar que dá pra deixar o aparelho, sem contar que não é bom jogá-lo de qualquer jeito dentro de uma mochila, por isso é interessante o uso de uma capa.

Este foi meu raciocínio quando escolhi a Origami Sleeve, da Incase. Teria uma capa e um apoio em um só produto, reduzindo o número de objetos pra carregar junto com o iPad (e economizando uma graninha extra, também).

A capa da Incase é um produto de excelente qualidade e satisfez as minhas expectativas ao comprá-lo, porém não sem ressalvas.

A capa é bonita e resistente, com acabamento impecável, acolchoada na face superior e rígida na inferior (para suportar o peso do iPad na posição de apoio). A impressão é de que o iPad está bem protegido contra impactos estando dentro dela, embora eu prefira não testar isso voluntariamente…

O interior é forrado por um tecido macio e felpudo que garante o uso sem medo de arranhões.

O conceito desta capa, único no mercado, corresponde fielmente à sua denominação: origami. A capa tem vincos que permitem a sua dobradura formando uma pirâmide com uma face inclinada para o repouso do iPad num ângulo bastante propício ao uso. A face inferior da capa tem duas linguetas que, ao serem puxadas, oferecem o apoio para a borda inferior do iPad. Vale notar que são duas linguetas para que exista um espaço no centro para a passagem do conector do carregador, permitindo o carregamento do iPad sem retirá-lo do apoio, quando na posição vertical. Outro detalhe são os buraquinhos na lingueta direita, para a passagem do som (também na posição vertical), onde o apoio do aparelho se dá exatamente sobre a abertura da caixa de som.

A capa, porém, tem um defeito: apesar de ser muito prática para o transporte e apoio, o mesmo não acontece na hora de colocar ou retirar o iPad de dentro dela. O iPad fica perfeitamente acomodado dentro da capa, como numa luva. Porém, a aba superior não é elástica o suficiente para ser puxada na hora de cobrir totalmente o aparelho, sendo necessário um grande esforço para isso; se o aparelho estiver desligado, muito provavelmente o botão de ligar será acionado involuntariamente na “luta” contra a capa, de forma que eu cheguei a imaginar que a capa foi feita para deixar um pedacinho do iPad exposto, ou que havia algum segredo para encapar completamente o aparelho que estava me escapando naquele momento. Após muito buscar, achei em apenas um site uma menção a isto, num comentário de um usuário que tinha a capa e teve a mesma dificuldade que encontrei. Acredito que com o tempo a aba superior vá relaxando e o procedimento se torne mais fácil, mas o ideal era que ela fosse mais elástica, e não precisasse ser “relaxada” para ficar funcional.


Perfil da capa com o iPad dentro / Elástico preso ao pino que mantém dobrada a capa na posição de apoio

Pontos fortes:

– Resistência e durabilidade;
– Proteção;
– Função extra de apoio

Pontos fracos:

– Difícil encapagem completa (e retirada) do aparelho;
– Conjunto final um pouco mais grosso do que com uma “sleeve” convencional (apesar de que, para mim, isso não é problema).

Minha avaliação final é de que vale a compra e é a melhor escolha se você quiser uma capa estilo sleeve, por ser um produto de excelente qualidade, “dois-em-um”, que protege muito bem seu iPad e dispensa o uso extra de um stand, apesar dos pesares. Um “pequeno” detalhe: a Incase não envia para o Brasil, nem conheço revendedora que tenha esta capa, restando a opção de sites de compra e venda (que foi como comprei) ou de trazer do exterior. Valor oficial do produto: US$ 35.

Botão Voltar ao topo