Reviews

iPhone 5s: Tudo sobre o novo aparelho

iPhone 5s

Assim como aconteceu com o modelo de plástico, os rumores já nos preveniram com alguns meses de antecedência o que a Apple nos apresentaria em setembro como atualização top de linha de seu celular: um aparelho com o mesmo design externo do iPhone 5, câmera fotográfica melhorada, uma opção de cor “ouro” e um inédito leitor de digitais feito com uma tecnologia de ponta. Até o nome acertaram: iPhone 5s.

Mas a Apple surpreendeu ao apresentar um processador baseado na arquitetura de 64 bits, pela primeira vez em um celular. Esta tecnologia, já conhecida nos computadores de mesa, poderá marcar o futuro dos aparelhos móveis daqui para a frente.

iPhone 5s

Melhor que o iPhone 5

O salto evolutivo foi grande. Esta geração é um belo melhoramento do iPhone 5 que conhecemos, mesmo que seu visual exterior seja praticamente igual, em novas cores. Ele possui a mesma leveza e o mesmo acabamento, com a parte traseira em alumínio e parte frontal em vidro. Mas as semelhanças acabam aqui.

O que vem na caixa

Dentro da caixa vem os acessórios tradicionais de sempre: um cabo Lightning/USB, um adaptador de tomada, fones de ouvido EarPods, ferramenta de extração de cartão SIM, folhetos técnicos e os clássicos adesivos da Maçã.

unboxing 5s
Nesta foto, o adaptador de tomada é no formato norte-americano. A caixa brasileira é mais alta.

Processadores A7 e M7

Seu processador interno está muito melhor, tanto na velocidade da CPU quanto nos gráficos, cerca de 2x mais rápido que seu antecessor. Além da arquitetura de 64 bits, ele agora é compatível com OpenGL ES 3.0, também atingindo níveis de computadores de mesa e consoles de jogos. O Infinity Blade III, por exemplo, roda 5 vezes mais rápido no 5s que no “antigo” iPhone 5.

Chip A7

Para melhorar ainda mais a performance, a Apple incluiu um coprocessador M7 que divide o trabalho e se ocupa de funções como a medição dos dados de movimento do acelerômetro, do giroscópio e da bússola. Com isso, o A7 não é acionado constantemente, sendo mais eficiente no que realmente precisa e, de quebra, poupando mais bateria.

O M7, inclusive, age inteligentemente em parceria com o iOS 7 para deixar o aparelho ainda mais eficiente. Ele identifica quando você está caminhando, correndo e até mesmo dirigindo e interage com o sistema. Por exemplo, quando você estiver em um veículo em movimento, o iPhone 5s não tentará acessar redes Wi-Fi pelo caminho. E caso o seu telefone não se mexa por um tempo, como quando você está dormindo, o M7 reduz a atualização de dados para economizar a bateria. É a união entre hardware e software em benefício do usuário.

Há diversos aplicativos voltados para a saúde que tiram proveito do M7 para identificar os movimentos do usuário. O Nike+ Move é um deles, fazendo com que o iPhone 5s tenha a mesma função da pulseira Fuel Band.

Design externo

Com o mesmíssimo design externo do iPhone 5, a grande vantagem do 5s é que a pintura das laterais não arranha com tanta facilidade. A cor preta do antecessor, o iPhone 5, só é possível com uma camada de tinta, que arranha fácil e é alvo das maiores reclamações. No iPhone 5s Cinza Espacial, a tonalidade da cor é do próprio metal, dificultando os arranhões.

iPhone 5s

iPhone 5s

Touch ID

O tão esperado leitor de impressões digitais finalmente virou realidade, depois de meses de rumores. Construído exatamente no botão frontal do aparelho (Home), ele permite desbloquear a tela inicial e até pular a senha na App Store. E para fazê-lo funcionar, você não precisa esfregar o dedo, basta apenas tocar o botão (sem pressioná-lo), com qualquer dedo que você tenha previamente registrado.

Touch ID

A tecnologia usada é a mesma desenvolvida pela Authentec, empresa comprada recentemente pela Apple. O botão frontal agora é feito em cristal safira, que é muito resistente a riscos. Um anel de aço inoxidável em volta dele permite que o sistema perceba a presença do dedo e comece a leitura das digitais.

O sensor de 500ppi então faz uma imagem de alta resolução da impressão digital e a analisa de forma inteligente, determinando detalhes precisos daquele dedo, que servirá como identificação do usuário. Como não existem dois dedos iguais no mundo, é considerada uma das formas mais seguras de acesso a dados, tanto que é usado em bancos e departamentos governamentais do mundo inteiro.

Touch ID

O Touch ID serve basicamente para duas coisas: desbloquear com segurança o aparelho, servindo como substituto da tradicional senha, e para realizar compras na App Store sem precisar digitar toda a vez senha da loja. Ele não funciona em outros aplicativos, pelo menos por enquanto. Conforme a Apple for pegando confiança, é possível que no futuro a interação com outras funções seja ampliada.

Pode parecer uma função simples, mas depois de um tempo a gente acostuma de tal maneira com o Touch ID que não consegue mais viver sem ele. O fato de manter o aparelho protegido com senha e ao mesmo tempo poder desbloqueá-lo rapidamente é algo muito prático.

Máquina fotográfica — iPhone 5s

Câmera fotográfica

O iPhone 5s ficou ainda melhor em matéria de fotos. Confira as novidades:

> Flash LED duplo True Tone
Com uma luz branca e outra âmbar, o sistema calcula exatamente a quantidade de luz que a sua foto precisa, medindo a temperatura da cor na luz disponível para compor uma imagem equilibrada em termos de iluminação.

> Maior sensor
Ao invés de aumentar o número de pixels, a Apple optou por aumentar o tamanho do sensor CMOS, que absorve assim imagens mais nítidas e melhor iluminadas. Para contribuir, uma abertura maior de f/2.2.

> Estabilização Automática de Imagem
Adeus fotos tremidas. O iPhone 5s tira quatro fotos muito rapidamente, sem o usuário nem perceber. Em seguida, as melhores partes dessas fotos são combinadas para compor uma imagem com o mínimo de ruído e menos fora de foco possível. Isto significa fotos melhores e mais nítidas, mesmo em ambientes com pouca luz.

Estabilização de imagem — iPhone 5s

> Modo contínuo
O novo iOS 7 permite que se tire diversas fotos em modo contínuo, apenas mantendo o botão de tirar fotos pressionado. No iPhone 5 conseguimos tirar 4 fotos assim em um segundo, mas como o iPhone 5s tem um processador mais potente, ele é capaz de tirar 10 fotos em um segundo.

Modo contínuo

> Vídeos em câmera lenta
O recurso de câmera lenta do iPhone 5s permite a captura de vídeo a 120 quadros por segundo em 720p. Depois de filmado, é possível selecionar parte do vídeo para ver mais devagar e esse clipe é reproduzido com um quarto da velocidade normal.

Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

YouTube video

Conexão 4G LTE no Brasil

Pela primeira vez, a Apple disponibiliza um aparelho compatível com a rede LTE banda 7 (frequência 2600 MHz), a mesma usada no Brasil. Isto significa que em cidades onde ocorrerão jogos da próxima Copa do Mundo, aqueles usuários que assinarem um plano 4G específico conseguirão navegar mais rápido na internet da operadora (elas exigem a contratação de no mínimo um pacote de 2GB de dados, pois a rede costuma consumir a franquia rapidamente). No resto do Brasil, a ampliação da rede ainda irá demorar alguns anos.

A Anatel homologou o modelo A1457 e este será o vendido no país. A lista de nações que vendem o mesmo modelo que o brasileiro pode ser vista neste outro artigo.

YouTube video

Tabela comparativa

iPhone 5 iPhone 5s
Capacidade 16, 32 e 64GB 16, 32 e 64GB
Tela 4″ Retina 4″ Retina
Resolução 640 x 1136 pixels 640 x 1136 pixels
Processador Dual-core A6 A7 64-bit e coprocessador M7
Câmera traseira Fotos 8MP, ƒ/2.4
Vídeos 1080p HD
Flash LED
Fotos 8MP, ƒ/2.2
Vídeos 1080p HD
Câmera lenta 120 fps
Flash True Tone
Estabilização automática de imagem
Modo contínuo
Câmera frontal Fotos 1,2MP
Vídeo HD 720p
Fotos 1,2MP
Vídeo HD 720p
Novo sensor de retroiluminação
Sensor Touch ID Não Sim
Peso  112g 112g
Dimensões Altura 123,8 mm
Largura 58,6 mm
Espessura 7,6 mm
Altura 123,8 mm
Largura 58,6 mm
Espessura 7,6 mm
4G brasileiro Não compatível Compatível
Wi-Fi Wi-Fi (802.11a/b/g/n) Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
Bluetooth 4.0 4.0

Capinhas e acessórios

Como possui exatamente o mesmo design externo da geração anterior, todas as capas e acessórios do iPhone 5 cabem perfeitamente no iPhone 5s, podendo-se usar as que são encontradas hoje no comércio. As películas traseiras, no entanto, possuem o orifício para o flash diferente, pois ele é maior no novo modelo. Mas frontalmente, elas encaixam de forma perfeita.

Capa iLuvCapa iLuv
Exemplo: Capa iLuv Regatta para iPhone 5 que serve no iPhone 5s

Conclusão

Quem tem um iPhone 5, vale a pena trocar para o iPhone 5s?
Esta pergunta é feita por muitos de nossos leitores, mas a resposta, obviamente, é individual e cada um deve buscar as suas próprias necessidades. Mas não há diferenças tão marcantes que “forcem” esta mudança e é bem provável que hoje o usuário do iPhone 5 não veja tanta vantagem em fazer o upgrade. Claro que há outros fatores em jogo, como preço de revenda do seu atual aparelho, que pode servir de subsídio para a troca de modelo.

Quem tem gerações anteriores, como o iPhone 4 ou 4S, sentirá um avanço bem maior na utilização e para estes, a mudança é muito bem-vinda. O iPhone 5s é um ótimo aparelho e é o melhor iPhone da atualidade. Quem resolver investir nele, não irá se arrepender. ;)

Texto extraído da 4ª edição da Revista iThing

Botão Voltar ao topo