2011ARQUIVOiPadReviews

[artigo especial] Desenhando no iPad: materiais e aplicativos para soltar sua criatividade

O Inspire Pro pode ser entendido como o ArtRage capado. Não que ele seja ruim, é um bom aplicativo de desenho, mas pelado de tudo que os outros tem: não há camadas, nem modos de mesclagem. Tem cinco pincéis, conexão com o Flickr, telas de 768/1024 x 1024px que podem ser exportadas para até 4608 x 6144px através do programa Inspire Exporter, disponível para Mac e Windows. É um programa exclusivamente de pintura e, por ser simples, responde bem, além de ser bastante estável.

Não, eu não me enganei de aplicativo, nem pretendo ensinar decoração de interiores. Aliás este app nem foi feito pra isso que vou dizer. Peguei numa dessas promoções e sugiro esperar por outra baixa de preço. O programa é robusto e muito fácil de usar. Essa dica é para aqueles que tem ou pretendem desenhar quadrinhos com personagens que tenham ambientação, como sua casa ou no trabalho. Geralmente fazemos o esboço do lugar e recorremos a eles sempre que precisar desenhar novamente. Ou… apelar para modelos 3D desse app.

Você monta o interior da cena da sua história em 2D, e ela ficará arquivada para futuras consultas, com um clique você transforma em 3D e pode rotacionar livremente. Não precisa usar necessariamente a mobília do aplicativo, use-o como referência de onde estavam os objetos da cena. Se for preguiçoso – muitos vão me apedrejar por essa – pode tirar uma foto da tela (botão início + botão de repouso) e ter um super auxílio na questão de perspectiva, como na imagem abaixo (que foi feita especialmente para esta matéria, não notem os erros).

Ok, o melhor é aprender perspectiva da maneira tradicional. Mas se precisar de um trabalho “para ontem”, ele pode vir a calhar. :P

Conclusão

Este são os aplicativos que tenho e uso no meu iPad. Muitos ficaram de fora – Adobe Ideas, Omnisketch, Pixels Pro, iDesign, iDraw, etc – seja porque não os comprei ou porque não me chamaram a atenção. Talvez não demore muito para a Adobe lançar um Photoshop exclusivo para iOS que possa derrubar todos dessa lista. Mas se não quiser esperar pelo incerto e começar a desenhar agora, basta escolher!

Para esta matéria, usei meus próprios desenhos, que podem ser vistos em melhor resolução neste link. Caso queiram ver trabalhos de profissionais talentosíssimos, segue abaixo algumas sugestões para visitação.

Olenchka – Brushes
Mattew Watkins – Brushes
Kyle Lambert – Brushes
Nut39 – Brushes no iPod
Ron Letkeman – Inkpad
La Legra Negra – Brushes e Inkpad
James Cuda – Procreate
Nuevemonos – Inspire Pro, Brushes, Sketchbook
Necojita – Brushes no iPhone
Mreynes – Sketchbook e Brushes

O trabalho do Lucs já é conhecido de nossos leitores através de alguns quadrinhos feitos aqui para o Blog.

Página anterior 1 2 3 4
Botão Voltar ao topo