2009ARQUIVO

Aperitivo 3.0: mais detalhes sobre o copiar/colar do próximo firmware

CopiarA partir de hoje começamos com a série Aperitivos 3.0, onde mostraremos detalhes de todas as funções demonstradas na apresentação desta terça-feira sobre o futuro iPhone OS 3.0. São mais de 100 novidades para o consumidor final, mas o que foi apresentado não foi nem um quinto disso. Tem muita coisa que só saberemos no lançamento do firmware final, no meio do ano.

Hoje falaremos da função de copiar e colar, que por sinal, é muito boa, muito mais precisa que o aplicativo Clippy do jailbreak.

Copiar/colar no iPhone

É muito fácil: se você precisar copiar uma palavra para colar em outro aplicativo (email ou notas, por exemplo), basta tocá-la duas vezes rapidamente. Ela fica selecionada, com um ponto azul em cada extremidade, aparecendo um balãozinho com as palavras “Cortar / Copiar / Colar“.

Cortar, copiar, colar

Depois que você apertar no “Copiar”, pode colar onde quiser. Você também pode mover de lugar as bolinhas azuis, arrastando-as com o dedo, para selecionar mais palavras ou apenas uma parte delas.

Quando você dá dois toques em um espaço vazio, a bolhinha que aparece é outra, com opções de “Selecionar” (seleciona a palavra mais próxima), “Selecionar tudo” (seleciona o bloco inteiro) e “Colar”.

Selecionar

Mas o mais legal é quando você se arrepende de colar algo em algum lugar e quer desfazer. Sacudindo o aparelho, aparece uma janela com a opção de Desfazer (Undo).

Desfazer

No Safari, ele é capaz de copiar textos HTML, ou seja, com a diagramação da página da internet. Ao tocar na tela (duas vezes), o bloco inteiro é selecionado, podendo ser ampliado com a ajuda dos dedos.

Copia de HTML

Ao comparar a solução oficial com aquela do jailbreak, eu fico muito feliz que finalmente a Apple tenha liberado esta função, que para variar, é melhor. Ela demora para fazer algumas coisas, mas quando faz, não decepciona. :)

Botão Voltar ao topo