2011ARQUIVO

Vivo bloqueia aplicativo de consulta de consumo de dados pelo iPhone

No início do mês apresentamos aqui o aplicativo Consumo, um novo projeto brasileiro que tem como objetivo criar uma ferramenta de consulta de fatura de sua conta telefônica, direto no iPhone. A primeira versão, lançada há uma semana e meia, fez um enorme sucesso, tanto que acabou derrubando os servidores da Nyvra e da própria Vivo.

Devido à aparente falta de estrutura da operadora, a Vivo resolveu bloquear silenciosamente o aplicativo, sem nenhuma explicação oficial. Segundo o que o suporte técnico disse a alguns usuários, o motivo teria sido “segurança de dados do cliente“, pois o acesso passava por um servidor intermediário.

Com isso, os desenvolvedores do utilitário (Nyvra) resolveram lançar uma versão 2.0 totalmente reformulada, com mudanças na sua estrutura. Agora, o aplicativo não passará por nenhum servidor intermediário, contatando diretamente o serviço na Vivo. Com isso, não haverá, teoricamente, nenhum motivo para bloqueio a não ser a falta de estrutura da operadora.

Direito do consumidor

Poder acessar, a qualquer hora, a sua consumação telefônica é um direito de todo o cliente, não importa em qual operadora. Até então, nenhuma tele brasileira disponibilizou nenhum serviço do tipo para consultar os detalhes da fatura pelo iPhone, sendo o Consumo o primeiro projeto do tipo. Bloquear este tipo de aplicativo, sem propor nada equivalente é um desrespeito aos consumidores.

Esperamos que a Vivo consiga resolver rapidamente este impasse e que também outras operadoras contribuam com o projeto, que é open source e pode ser usado por qualquer um.

A nova versão já foi enviada para aprovação da Apple e deve reaparecer na App Store em breve. Aconselhamos aqueles que ainda não compraram, que esperem uma definição da situação antes de adquirirem o utilitário.

Botão Voltar ao topo