2010ARQUIVOiPad

Veja em primeira mão as novidades do novo beta do iPad

A Apple finalmente voltou a liberar o terceiro beta do SDK do iPad (kit de desenvolvimento), após tê-lo retirado do ar ontem por razões que ainda ninguém sabe. A nova versão traz, como principal novidade, o aplicativo Photo.app, para gerenciamento de fotos no tablet.

Apesar de ser somente para o iPad, o beta pode nos dar dicas das novidades que estão por vir na próxima geração do iPhone OS.

Agora é possível alterar a imagem de fundo da tela principal e da tela de bloqueio (lockscreen), com duas imagens diferentes, o que é ótimo. Assim, será possível determinar uma imagem mais simples para combinar com os ícones dos aplicativos, enquanto a tela inicial poderá conter algo mais complexo, como uma foto ou uma imagem com calendário, por exemplo. A Apple pensou nos detalhes. :)

A parte mais polêmica do novo SDK é a aba “Câmera” que aparece assim que o aplicativo Photos é aberto, desaparecendo misteriosamente segundos depois. Ela poderia indicar a existência de uma futura câmera fotográfica no iPad, mas o mais provável é que a aba se refira ao Camera Accessory Kit, que é um leitor de cartões de memória de máquinas digitais.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=mkiOMI-5d_w

Quanto aos idiomas presentes, infelizmente não foi desta vez que tivemos o idioma Português incluído no SDK.

O site MacRumors também fez algumas descobertas interessantes no código interno do SDK, relativas à função de videoconferência. Uma delas é um controlador de câmera frontal, com função de zoom e suporte a flash fotográfico.

Também foram encontrados gráficos que indicam claramente ícones de câmera, usados em chamadas com vídeo. Isso não é rumor, pois nós também conseguimos confirmar a existência dos arquivos no SDK.

A largura indica que os botões são mesmo previstos para o iPad e não para uma futura versão do iPhone.

A pergunta que não quer calar: será que a Apple ainda prepara uma surpresa até o lançamento do iPad, ou ao contrário, uma câmera frontal era prevista, mas também teve problemas de fabricação na última hora, como aconteceu com o iPod touch?

Botão Voltar ao topo