2009ARQUIVO

União Européia pode obrigar operadoras a aceitar o VoIP

O iPhone pode não ser exclusivo em várias coisas, mas quando uma coisa acontece com ele, a repercussão na mídia é muito maior do que com outros telefones.

União Européia

A Comissão Européia não gostou nada do fato da T-Mobile alemã ter barrado o uso do Skype em sua rede (leia mais sobre isso aqui). Para ela, as operadoras não podem usar seu poder de mercado para barrar inovações tecnológicas, em detrimento dos usuários.

Uma regulamentação específica deve ser ainda discutida e implementada, mas isso pode significar que as operadoras européias tenham que mudar seus contratos, que atualmente proíbem o uso do VoIP e do tethering (telefone como modem). Além disso, a Apple seria forçada a não mais impor através do iPhone OS o bloqueio à esta funcionalidade, deixando a cargo de cada operadora bloquear ou não o VoIP nos países em que isso ainda é permitido (como Estados Unidos, por exemplo).

Resumindo: talvez daqui a algum tempo, o velho sonho de telefonar via VoIP pelo celular pode se tornar oficialmente uma realidade.

[via]

Botão Voltar ao topo