2010ARQUIVO

União Europeia irá baixar preços e limitar os custos de Roaming para dados

Um dos grandes problemas para quem viaja com um smartphone como o iPhone (principalmente para marinheiros de primeira viagem) muitas vezes é não considerar que nenhum plano no mundo inclui acesso à internet fora de seu país de origem, tudo é cobrado separadamente. O chamado roaming (acesso aos serviços telefônicos e de dados em uma região geográfica onde não se é registrado) permite que você continue acessando a internet no celular, mas geralmente seu custo é caro e nos Estados Unidos já rendeu faturas de vários dígitos, tudo por um simples descuido do usuário. Este é um problema novo, pois não faz muitos anos que a internet se tornou tão facilmente acessível a partir do celular.

Mas o roaming sempre foi um ponto polêmico, pois cada operadora cobra o que quer em sua rede, justamente porque não há um controle muito rígido neste sentido. Para evitar esse tipo de surpresa na hora da conta, a União Europeia acaba de tomar uma decisão que irá beneficiar diretamente seus consumidores.

A partir de 1° de julho de 2010, haverá limitações de custo e de gasto. Nenhuma operadora poderá cobrar mais de 0,80€ por MB (cerca de 2 Reais) em roaming, inclusive para brasileiros viajando pela Europa. Para os que são clientes europeus, não poderá ser cobrado na fatura do mês mais do que 50€ (ou aquilo que o próprio usuário previamente determinar) em acessos feitos no exterior. Passando deste valor, a operadora pode interromper a conexão internacional, acabando assim com as surpresas na conta no final do mês.

São medidas que deveriam ser tomadas por todo o mundo. A brasileira Anatel costuma se inspirar bastante nas decisões europeias, o que nos dá uma esperança (mesmo que bem pequena) que um dia uma medida similar possa ser adotada no Brasil.

Enquanto essa medida não vem, procure desligar sempre a função Roaming no iPhone, ou releia nossa dica de como economizar em viagens para o exerior. ;)

via

Botão Voltar ao topo