2009ARQUIVO

Teste antes de comprar: Apple libera compras ‘In App’ também para aplicativos gratuitos

Compras In App para aplicativos gratuitos também

A notícia é ótima tanto para desenvolvedores como para usuários.
A Apple acaba de mandar a todos os inscritos em seu Programa de Desenvolvedores, um email comunicando sua nova decisão: a de liberar as compras “In App” também para aplicativos gratuitos.

Esta função (In App Purchase) estreou com o iPhone OS 3.0. Ela permite fazer compras de conteúdo extra de dentro do aplicativo. Isso quer dizer que um desenvolvedor pode criar um jogo, por exemplo, onde as fases podem ser compradas à parte. Ou então um utilitário com mapas de metrô pode permitir que o usuário compre apenas os mapas da cidade que precisar.

A idéia é fantástica, mas esbarrava em um grande obstáculo: só era permitido em aplicativos pagos, segundo a Apple, “para não confundir o usuário”. Isso foi um banho de água fria para quem achava que finalmente teria uma maneira de lançar aplicativos “demos”, que poderiam ser testados e depois comprados com o tempo.

Agora, um leque enorme de possibilidades se abre para nós, clientes. Poderemos baixar gratuitamente a base do aplicativo e adquirirmos somente o que precisarmos, ou gostarmos. Não haverá mais versão lite e versão pro, tudo vai ser o mesmo aplicativo, onde você poderá comprar facilmente depois de ter provado o produto.

A pergunta que fica é por que a Apple não fez isso antes, que era tão óbvio.

Coincidentemente, a decisão vem logo depois da divulgação do levantamento do índice de aplicativos craqueados na App Store.

Using In App Purchase in your app can also help combat some of the problems of software piracy by allowing you to verify In App Purchases.

Com isso, a pirataria de aplicativos será bem mais difícil, visto que o programa só funcionará completamente com a validação e download da parte extra.

Serão tempos difíceis para os aplicativos craqueados…

Botão Voltar ao topo