2010ARQUIVO

Testamos no iPhone: Skype em segundo plano é um devorador de bateria

Sejamos sinceros: apesar da Apple pregar que seu novo sistema de multitarefa, introduzido no iOS 4, não consome bateria desnecessariamente, na prática não é todo o aplicativo que segue esta regra. O Skype é um deles.

Diferente dos outros tipos de multitarefa do sistema (onde o aplicativo fica “em pausa”), a função de VoIP em segundo plano necessita ficar ativa constantemente, para que possa responder à chamadas externas a qualquer momento. Neste caso, a multitarefa é real, com o programa rodando completo em plano de fundo. Com sua última atualização, o Skype traz agora o multitasking e, com isso, constatou-se o grande receio da Apple: o consumo excessivo de bateria.

Vários leitores já tinham nos chamado a atenção, e nossos testes comprovaram: a bateria do iPhone gasta de duas a três vezes mais rápido com o Skype sempre “aberto”.

A praticidade de um aplicativo de VoIP sempre ativo é indiscutível, pois pode substituir o telefone normal e poupar bons reais (principalmente em viagens). Mas em contrapartida, é necessário manter o aparelho constantemente ligado na energia, sob pena de ficar sem celular antes da metade do dia.

Fizemos um teste e constatamos que o iPhone 4, por exemplo, perde 46% de sua carga em apenas 6 horas, mesmo no modo standby, sem nem ativar a tela ou realizar chamadas. Segundo o site oficial do produto, era para levar 120 horas para gastar isso nas mesmas condições (claro, a Apple é BEM otimista nestes números, mas mesmo assim a diferença é muito grande).

No iPhone 3GS o resultado é ainda pior: no mesmo período, perdeu quase 60% da bateria.

Talvez o Skype devesse reavaliar o modo como ele permite esta multitarefa, pois na prática fica quase impossível usá-lo no dia-a-dia. Ele acaba consumindo muito mais que o aplicativo nativo do telefone, que roda da mesma maneira.

Tenho certeza que se os desenvolvedores quiserem, podem tentar dar um jeito nisso. Apenas usar o recurso para ficar rodando de fundo, sem pensar em uma maneira de otimizar o consumo de bateria, acaba tirando toda a utilidade dele, que seria a de usar o VoIP quando se sai de casa.

Vale lembrar que para outros tipos de aplicativos do iOS, a multitarefa é mais eficiente, pois ele não fica realmente rodando em segundo plano, e sim em uma espécie de pausa. Leia mais aqui.

Botão Voltar ao topo