2009ARQUIVO

A função de realidade aumentada continua surpreendendo no iPhone 3GS

A Realidade Aumentada (técnica de usar elementos virtuais sobrepostos a imagens reais) foi uma das grandes vedetes do iPhone 3GS este ano e os desenvolvedores não param de nos mostrar novidades com ela.

Um dos últimos conceitos foi criado pelo departamento digital do clube holandês de futebol PSV Eindhoven. Eles mostraram como a tecnologia que hoje está na mão de todos pode ajudar no controle justo do esporte. Observe como o iPhone poderia ser usado para determinar se um jogador está ou não impedido, somente pela cor do uniforme:

YouTube video

Claro, é apenas uma prova de conceito e não aparecerá tão cedo na App Store. Mas outros exemplos são usados como promoção. A operadora Orange de Israel, por exemplo, mostrou ser bem mais criativa que a matriz francesa ao promover o lançamento do iPhone no país. Ela criou um aplicativo que usa a realidade aumentada para colocar um iPhone virtual dentro do real.

Com um pictograma em papel, o aplicativo reconhece o ambiente 3D e renderiza na tela um outro aparelho, que chega até a funcionar com outros aplicativos (claro, todos virtuais também). Confira:

YouTube video

O aplicativo não está disponível e nem serve para muita coisa, mas pelo menos a ação de marketing já é melhor que o de algumas operadoras brasileiras… :P

Aliás, a mesma empresa, a Ogmento, está desenvolvendo outros trabalhos com o iPhone. Breve deve ficar disponível na App Store o aplicativo Put a Spell, voltado para crianças. “Aprenda a soletrar com a realidade aumentada”.

YouTube video

O que será que eles aprontarão em 2010? :)

Via
The Next Web
Fonte
Gizmodo US
Botão Voltar ao topo