2009ARQUIVO

Quando a vida imita a arte: Cydia Store poderá ser o mais forte concorrente da App Store

O programa Cydia evolui. A partir de hoje ele recebe uma grande atualização e passa a se chamar Cydia Store. A troca de nome não deixa nenhuma dúvida em relação ao seu objetivo: ser tudo o que a App Store oficial não é.

Aplicativos do Cydia

Jay Freeman (aka Saurik), criador do aplicativo Cycorder e desenvolvedor por trás do Cydia (programa que instala no iPhone aplicativos não oficiais), decidiu estruturar melhor seu instalador, disponibilizando uma verdadeira loja online que servirá como refúgio de todas as idéias barradas pela Apple.

Na verdade, aplicativos pagos sempre existiram tanto no Cydia como no velho Installer. Mas a forma de pagamento não era nada intuitiva, como é na App Store. Ou era feita através de doações ou via PayPal, de forma externa ao programa (o que abre margem à erros ou atos de má fé).

Agora o programa centralizará um sistema interno de pagamento, seguindo o mesmo modelo da App Store, inclusive nas comissões. Isso mesmo: Saurik pretende fazer com que uma porcentagem das vendas vá para seu próprio bolso, como faz a Apple na sua loja oficial.

Outra novidade seria um sistema de avaliação (estrelas) dos próprios usuários, que usariam sua conta do Google ou do Facebook para isso.

Sistema de avaliação dos usuários

Com uma loja independente que permite a venda de aplicativos úteis, mas proibidos pela Apple, muitos desenvolvedores poderão divulgar melhor seus aplicativos. É o caso dos brasileiros que criaram o iBlacklist, utilitário que bloqueia ligações e SMS indesejados. Ele acessa regiões do sistema proibidas pelo SDK oficial e por isso não pode ser publicado na App Store.

Twitter de Saurik

É importante destacar que o Cydia Store continuará funcionando somente em aparelhos com jailbreak. Ele é instalado via uma atualização do Cydia normal.

São duas as situações mais prováveis que podem acontecer.
A primeira e quase certa é a reação da Apple através de seus advogados, para tentar impedir que o Cydia se torne uma ameaça a seus negócios. A segunda é que ela comece a liberar algumas funções que hoje são limitadas, para tentar evitar que o jailbreak se torne ainda mais atrativo que as soluções oficiais.

No momento da publicação deste artigo, a atualização do Cydia ainda não estava no ar. Ela foi prometida para ontem, sexta-feira dia 6, mas até agora não foi lançada.

Botão Voltar ao topo