2010ARQUIVO

Preparando-se para a chegada do sistema iOS 4.1

Muitos já esperam com ansiedade a mais nova versão do sistema iOS, de número 4.1. Ela traz algumas novidades interessantes, mas quem mais sairá beneficiado sem dúvida serão os donos do iPhone 3G, que apesar de não poderem contar com várias funções (Game Center, multitarefa e imagens de fundo), ganharão de volta a velocidade perdida com o 4.0.

Fizemos uma lista rápida do que fazer quando ele for liberado e os cuidados que devem ser tomados.

iTunes 10

O novo iTunes 10 lançado semana passada é obrigatório para quem quer instalar o novo sistema. Se você ainda não instalou no seu Windows ou Mac, pode fazê-lo através do deste link.

Jailbreak

Se você possui um iPhone bloqueado com uma operadora de outro país ou quer muito continuar com o jailbreak no seu aparelho, não deve instalar por enquanto o iOS 4.1. Ele ainda não pode ser destravado, mesmo que o Dev-Team já tenha declarado que eles provavelmente já tenham uma solução. Mas eles mesmos alertam que o novo sistema “é uma armadilha” da Apple.

Aparelhos compatíveis

Como sempre, os aparelhos de primeira geração (iPhone e iPod touch) não terão direito à atualização. Os de segunda geração receberão algumas funções novas, mas não todas. O Game Center, por exemplo, não funcionará no iPhone 3G, mas em compensação estará presente no iPod touch 2G. A função de Grande Alcance Dinâmico (HDR) só será compatível com o iPhone 4, deixando de fora o 3GS e o novo iPod touch.

Principais novidades

Além de correções de bugs, como o do sensor de proximidade do iPhone 4 (que não desligava a tela em alguns aparelhos ao encostar o rosto) e a velocidade do iPhone 3G, outras novidades aparecem com o novo sistema:

– Game Center: talvez a mais visível delas. Finalmente, o agregador social de jogos da Maçã ficará acessível ao grande público, permitindo o compartilhamento de pontos, rankings e outras coisas mais. Ontem todas as contas existentes (dos desenvolvedores que estavam testando o serviço) foram resetadas, indicando que o lançamento será em breve.

– Grande Alcânce Dinâmico (HDR): Permite tirar três fotos com exposição diferente e unificar em uma só. Melhora fotos com grande contraste de iluminação, deixando nítidas tanto partes escuras como claras. Compatível somente com o iPhone 4, apesar de já aparecer soluções no Cydia para ativar a função em aparelhos antigos.

– AVRCP Bluetooth: para quem usa o iPhone ou iPod touch no aparelho de som do carro compatível com a tecnologia bluetooth, uma boa notícia. Será possível agora controlar volume, passar faixas musicais direto de dispositivos BT.

– Upload de vídeos HD para o Youtube: apesar do iPhone 4 gravar vídeos em HD, não era possível fazer o upload deles para o Youtube direto do aparelho. Isso agora mudou, e o novo iPod touch também se aproveitará disso.

 

A Apple não confirmou oficialmente nenhuma data de lançamento do iOS 4.1. Ela ainda se limita a dizer um “em brevena sua página. Muitos arriscam que será hoje este tão esperado lançamento; poderíamos também apostar no escuro que hoje ele sai e, em caso positivo, alardear frases do tipo “eu já sabia”, mas seria um chute, pois nada foi oficialmente confirmado.

Se hoje for o dia, a hora que ele geralmente é liberado é as 14h, horário de Brasília. Ficaremos atentos. ;)

Botão Voltar ao topo