2009ARQUIVO

Mais detalhes sobre o beta 5 do iPhoneOS 3.0 e a bússola no futuro iPhone

iPhone 3.0Algumas novidades e precisões surgiram de ontem para hoje, relativo à liberação do quinto beta do software 3.0 do iPhone.

Essa nova versão não traz nenhuma novidade para você, leitor, que não é desenvolvedor e que vai usar futuramente o iPhoneOS 3.0 final. MMS e tetheringfalamos aqui, Controle Parental de aplicativos já mostramos aqui (ainda no beta 4), o que muda são alguns pequenos detalhes voltados principalmente para os desenvolvedores, como os APIs da loja (StoreKit). O site BoyGeniusReport descobriu um menu escondido que dá dicas para um futuro iPhone, que será comentado no final do texto.

Mas apesar de não ter novidades, não quer dizer que esta atualização não seja importante. O beta 5 é o mais sólido firmware liberado até agora e muitos acham que ele está muito próximo da versão final. Isso pode indicar que a Apple está fazendo de tudo para tê-lo pronto para a WWDC09, que começa no dia 8 de junho (veja o cronômetro na coluna ao lado). Será que já poderíamos esperar o lançamento da versão final do iPhoneOS 3.0 para esse dia? :)

Para reforçar ainda mais isso, ontem os desenvolvedores receberam um email da Apple, dizendo que a partir de agora todos os aplicativos enviados para aprovação deverão ser compatíveis com o iPhoneOS 3.0. O aplicativo atual que não rodar no futuro firmware, será rejeitado. Este é o início da transição.

Email da Apple

Ontem, quando escrevi a matéria, eu não tinha ainda instalado o beta no meu iPhone, justamente por ler em outros sites internacionais que uma nova versão pré-release do iTunes (liberada também com o beta) bloqueava a ativação do MMS e o tethering, além de impedir a instalação de arquivos ipcc (logo mais eu direi como eu o uso). Pois fiquei chateado a toa, porque ao fazer a atualização no final do dia, nada disso desapareceu: minhas configurações continuaram as mesmas e nem precisei instalar o novo iTunes, no primeiro funcionou normalmente. Isto que dá acreditar em outros sites antes de testar. :)

Desta vez o menu “Dados do Celular” (menu Geral > Rede) está ativo, mostrando que é na verdade um configurador de APN (ajustes da operadora).

Menu Rede de Dados

Nesta sessão, é possível (no momento) editar todas as configurações de dados, como o 3G, Visual Voicemail e MMS.

Config APNConfig APN

Na verdade, para o consumidor final, essa é mais uma curiosidade do que uma novidade, pois assim como acontece com as configurações de APN atuais, vai depender da operadora liberar o menu ou não.

Mais evidências de bússola digital no próximo iPhone

Um outro achado, que também não é novidade, foi feito pelo site The Boy Genius Report, que ativou internamente alguns menus de debug, mostrando a função de bússola, não compatível com os atuais aparelhos.

Bússola no iPhoneBússola no iPhone

As vantagens de um sistema de bússola interna (indicação de onde é o norte magnético da Terra) pode trazer várias vantagens para o aparelho, como já comentamos aqui.

Mas o que eu fiquei curioso foi em ver um dos ítens do menu: “Kitchen Sink”, que quer dizer pia da cozinha. O que será que se esconde atrás deste menu??? :D

Botão Voltar ao topo