2009ARQUIVO

Por que a Google está roubando ideias da Apple?

Esse título forte não é meu, mas sim do jornalista Brian Caulfield da revista Forbes, que afirma em um dos seus artigos que a Google não tem ideias próprias e fica imitando a Apple em cada passo.

Google rouba as idéias da Apple?

Mas até que ponto isso é verdade?

Para Caulfield, o anúncio de um sistema operacional próprio para PCs e netbooks (o Chrome OS) só deixa evidente que a Google está mais uma vez imitando o modelo de negócios da maçã, que cresceu inicialmente apoiada em seu sistema operacional (que equipava os Macintoshes). Já foi assim com o Google Docs (que veio depois do iWork) e com o Android (que veio após do iPhone). Mais recentemente o navegador Chrome apareceu como uma alternativa para a web, seguindo os mesmos moldes do Safari (inclusive baseado no mesmo Webkit).

Segundo a matéria, enquanto a Apple age, o Google reage. Isso faz com que a gigante das buscas tropece em vários negócios da Apple, tornando-se assim um concorrente acidental em várias áreas.

Mesmo com todo o cuidado que a Apple sempre teve em não deixar vazar suas idéias, a Forbes acha que um dos responsáveis desse “mimetismo criativo” seja Eric Schmidt, CEO da Google que também faz parte do quadro de diretores de Jobs.

O assunto é polêmico e promete dar muito o que falar. Para ler o artigo completo (em inglês) visite este link.

[via]

Botão Voltar ao topo