2009ARQUIVO

O novo pesadelo da Apple se chama Crackulous (atualizado)

Crackulous

O Blog do iPhone não incentiva o cracking de aplicativos (alterar arquivos pagos para que possam ser distribuídos ilegalmente) por considerar um desestímulo ao desenvolvimento de melhores títulos para a plataforma iPhoneOS. É um sistema que está no início (a App Store só tem 6 meses) e desencorajar os desenvolvedores é um verdadeiro tiro no pé. Porém, não podemos deixar de noticiar um fato que afeta diretamente a Apple e seu plano de negócios para o iPhone e iPod touch.

Ao contrário do método de proteção (DRM) implementado para as músicas vendidas na iTunes Store (que ninguém conseguiu ainda derrubar), os aplicativos da App Store foram alvos de crackers apenas poucas semanas após a estréia da loja online. A Apple parece não ter se preocupado muito com isso até hoje, pois não se esforçou para alterar seu método, coisa que pode mudar a partir de agora.

Acaba de surgir o Crackulous, um programa que permite a um usuário comum tirar a proteção contra cópia de qualquer aplicativo baixado pela loja virtual. Isso pode ser mortal para o sucesso da App Store, impactando diretamente tanto nas vendas quanto no estímulo ao desenvolvimento de novos aplicativos e jogos.

Com isso, é bem provável que a Apple mude o método de bloqueio dos aplicativos, na tentativa de impedir que a distribuição ilegal do que vende estrague seu modelo de negócios, que hoje é considerado uma revolução no mercado de telefonia celular.

PS: e querem saber da maior? O aplicativo Crackulous não é gratuito: tem preço “promocional” de 10$, antes de voltar ao preço normal de 20$ (!!!)… :o

ATUALIZAÇÃO: o aplicativo não é pago, é apenas um malandro tentando pegar dinheiro de outros malandros…

[fonte da imagem]

Botão Voltar ao topo