2009ARQUIVO

Palm Pre sincronizará perfeitamente com o iTunes. O que a Apple irá fazer?

iTunes loves Pre

Não tem como não comparar o novo celular da Palm, o Pre, com o iPhone e aliás, é isso mesmo que a concorrente da Apple quer, apostando pesado na fórmula “imitar características do iPhone + suprir suas falhas“.

A semelhança com nosso precioso é tão grande que muitos apostam que a Apple só esteja esperando o lançamento do Pre para entrar na justiça na defesa de suas patentes. Mas a Palm pode estar indo longe demais, querendo cutucar a onça com a vara muito curta.

O blog da revista Fortune divulgou hoje que, conectando o telefone no programa iTunes, ele reconhece perfeitamente o celular como se fosse um iPhone, permitindo assim sincronizar músicas, contatos e fotos. As únicas coisas que não são possíveis de passar para o Pre são as músicas protegidas por DRM compradas na iTunes Store e, obviamente, aplicativos.

Isso mostra como a Palm está vindo com tudo para brigar diretamente com o iPhone. A facilidade do iTunes de sincronizar todas as informações importantes com os gadgets da maçã sempre foi o trunfo da Apple, que mais do que vendedora de aplicativos, músicas e filmes, é uma fabricante de hardware. O Pre vindo já de fábrica com essa possibilidade ganha assim uma grande vantagem para a concorrência, principalmente entre os que não querem mais saber de iPhone ou ainda não adquiriram um.

Eu fiquei dois dias testando o sistema Android em um telefone G1 (da HTC) e uma das grandes falhas do sistema/aparelho era justamente a sincronização. Eu não consegui uma maneira fácil e prática de colocar músicas dentro dele e isso que me considero um heavy user de aparelhos tecnológicos.

Obviamente que para poder vir com essa compatibilidade nativa, a Palm deve ter usado um pouco de código proprietário da Apple para a conexão com o iTunes, o que faz todos terem certeza que haverá repercussões na justiça.

Eu até acho o Pre bonitinho, mas a estratégia de marketing deles parece ser equivocada. A Palm está apostando todas as suas fichas no que pode ser sua tábua de salvação, mas ao mesmo tempo está expondo suas cartas muito antes do jogo começar. Lançados ambos praticamente ao mesmo tempo, o novo iPhone pode muito bem vir com todas as características iguais ou melhores que as do Pre e ainda mais barato, o que, aliado à vários processos judiciais, poderia decretar o fim definitivo da empresa de PDAs.

[via]

Botão Voltar ao topo