2009ARQUIVO

Palm atualiza firmware do Pre e volta a ser compatível com iTunes

iTunes loves Pre

Pois é, parece que o que era apenas um desconforto, vai virar briga. A Palm acaba de atualizar o sistema operacional do Pre, o WebOS, para a versão 1.1, fazendo o celular concorrente do iPhone voltar a ser compatível com o iTunes da Apple.

A rixa começou quando se descobriu que o celular da Palm sincronizava perfeitamente com o iTunes, pois ele mentia para o computador que era um iPod (leia “Palm Pre sincronizará perfeitamente com o iTunes. O que a Apple irá fazer?“).

Em contrapartida, a Apple alterou a forma como o tocador multimídia se conectava com os dispositivos, em sua última atualização do iTunes (leia “iTunes é atualizado para a versão 8.2.1 para evitar compatibilidade com Pre“). Mas pelo jeito, a Palm não entendeu o recado.

O grande problema (ético, talvez) é que a Palm contratou muitos ex-funcionários da Apple que trabalhavam diretamente nas equipes do iPod e até mesmo do iPhone. Para eles, é muito fácil adaptar todas as mudanças que a Apple fizer no iTunes, pois eles conhecem intimamente o código.

Eu não entendo como é que esse tipo de coisa não abre uma possibilidade de processo legal por quebra de segredo industrial, pois ao contratar ex-funcionários da Apple, a Palm está claramente levando vantagem ao “roubar” o conhecimento de outra empresa, inclusive usando informações de propriedade da concorrente.

Desconfio que seja o início de uma briga séria entre as duas empresas. Ou não. Afinal, o Pre está vendendo muito pouco, bem abaixo das expectativas iniciais. Será que ele sobreviveria até o final de um processo legal?

[via]

Botão Voltar ao topo