2009ARQUIVO

O poder gráfico do novo iPhone 3GS

The Sims para iPhone

Muita gente reclama que não viu diferenças significantes entre o iPhone 3GS e o seu antecessor 3G. Mas sem dúvida nenhuma o ponto forte do novo modelo é a sua velocidade interna. O dobro de memória (256 MB) e 50% a mais de processamento (600MHz) fazem a diferença. Eu noto muito isso quando tenho que voltar a mexer no 3G depois de ficar mais de uma semana usando o 3GS: tudo parece demorar mais para abrir e iniciar.

E não é só o processador que ajuda nisso, mas sim a renderização gráfica do aparelho. A empresa de aplicativos Firemint mostrou um teste técnico que ela fez para demonstrar a diferença básica entre os dois modelos. E é aí que muitos que se preocupavam podem ter razão quando afirmam que o risco de aparecerem vários jogos compatíveis apenas com o 3GS é grande.

Veja o vídeo da demonstração:

Simplesmente é possível jogar com 40 veículos na mesma partida, sem nenhuma perda de performance. Na versão atual do jogo, ele permite apenas 6 carros. Uma diferença indiscutível.

Foi feito um benchmark também do OpenGL e o resultado impressiona:

– a performance da CPU é mais rápida de 40% a 70%;
– o fillrate é de 3 a 4x mais elevado;
– os efeitos de textura e de filtro chegam a ser 10x mais rápidos.

E isso que os testes consideraram apenas a versão 1.x da tecnologia, o 3GS é compatível com o OpenGL 2.x, que pode trazer performances ainda mais impressionantes.

Se você quiser conferir o benchmark comparando o iPhone 3GS, o 3G, o Classic e até o Nokia N95, visite a página do teste (em inglês).

Parece que a Apple está fazendo de tudo para se tornar uma plataforma séria de jogos, enfrentando gigantes como Nintendo, Sony e até mesmo Microsoft.

A briga promete ser boa. :)

Botão Voltar ao topo